Pular para o conteúdo principal

Plenárias finais da Conferência consolidam diretrizes do Plano Municipal de Cultura

Plenárias finais da Conferência consolidam diretrizes do Plano Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste sábado (29) e domingo (30) as Plenárias Finais da 8ª Conferência Municipal de Cultura, etapa que consolida as diretrizes e os objetivos que vão compor o novo Plano Municipal de Cultura (PMC 2026 – 2035). As atividades acontecem no Teatro Marília e apenas delegados e delegadas eleitos nas pré-conferências poderão participar dos debates e votações.

Interessados em acompanhar na condição de observadores poderão se inscrever presencialmente nos dois dias. As vagas são limitadas à capacidade do Teatro Marília. As Plenárias Finais da 8ª Conferência Municipal de Cultura encerram um amplo e democrático processo participativo que ao longo de três meses mobilizou toda a cidade.

Foram realizadas cinco Pré-Conferências Livres, dez Regionais e sete Temáticas, reunindo mais de 700 participações de agentes culturais, coletivos, instituições e moradores de todas as regiões de Belo Horizonte. Nessas etapas, foram eleitos 143 delegados, representando a diversidade cultural que caracteriza o município.

Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, a 8ª Conferência Municipal de Cultura consolida a maior escuta territorial já realizada pela política cultural de Belo Horizonte. “Cada etapa, das Conferências Livres às Pré-Conferências Regionais e Temáticas, expressou o compromisso do poder público e da sociedade com a construção de um Plano Municipal de Cultura que reflita sua diversidade, os desafios e horizontes. As Plenárias Finais são o momento em que todo esse processo se transforma em diretrizes concretas, reafirmando a cultura como direito e a participação social como fundamento da gestão pública”.

A etapa final é dedicada à síntese e ao refinamento das contribuições recebidas ao longo do processo. O objetivo é organizar, priorizar e validar as proposições aprovadas nas pré-conferências, estruturando um conjunto de metas factíveis e alinhadas ao interesse público para orientar o novo Plano Municipal de Cultura 2026 - 2035. O percurso evidencia a Conferência como um instrumento central da política cultural, fundamental para garantir que o próximo plano decenal seja fruto de escuta qualificada e construção coletiva.

A metodologia foi elaborada de forma colaborativa pela Comissão Organizadora da 8ª Conferência Municipal de Cultura, composta por representantes do poder público e por conselheiros municipais de cultura, representantes da sociedade civil, com base nas diretrizes do Ministério da Cultura. Já a realização das várias etapas da conferência é resultado do trabalho da Comissão Organizadora com a Comissão Executiva da Conferência, composta por representantes dos servidores da Cultura.

Programação

A programação começa com a Mesa de Abertura às 10h de sábado, com participação de representantes da Comissão Organizadora, do Conselho Municipal de Política Cultural (Comuc), da Prefeitura e do Ministério da Cultura. Na sequência, às 10h45, será realizada a Palestra de Abertura com Letícia Schwarz, subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério da Cultura, que abordará a importância dos Planos Municipais de Cultura e sua relação com o Sistema Nacional de Cultura.

Após a palestra, iniciam-se os trabalhos de apreciação e escolha das propostas que irão compor o novo Plano Municipal de Cultura 2026 - 2035.  No domingo, os trabalhos serão das 9h às 18h, com a continuidade das discussões e votações conduzidas pelos delegados e delegadas eleitos nas etapas preparatórias.

Sábado (29), das 10h às 18h 
9h30 – Credenciamento
10h – Mesa de Abertura
10h45 – Palestra com Letícia Schwarz, Subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério da Cultura
11h30 – Início dos trabalhos de deliberação

Domingo (30), das 9h às 18h 
8h30 – Credenciamento 
9h – Continuação das discussões e votações

Mais informações: Portal da PBH