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Público do Arraial de Belô cresce 12% em relação à edição de 2024
Diego Ruahn/Acervo Belotur

Público do Arraial de Belô cresce 12% em relação à edição de 2024

criado em - atualizado em

A 46ª edição do Arraial de Belô se consolida como uma festa segura, organizada e diversa. Ao longo do período de festas juninas, as ações promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, como os cinco dias de evento no Mineirinho, o Cortejo Junino, as Blitzen Juninas e o Concurso do Prato Junino movimentaram diversos pontos da capital e atraíram cerca de 83 mil pessoas. O principal festejo junino das regiões Sul e Sudeste do país teve um crescimento de 12% do público presente no ginásio em relação ao último ano, quando reuniu 62 mil pessoas.

A festa contou com a apresentação de 45 quadrilhas nos tablados montados na parte interna do Mineirinho. Na área externa, o público acompanhou grandes shows musicais, com destaque para as cantoras Naiara Azevedo, Fafá de Belém, Mariana Aydar, a dupla sertaneja Alan e Alex e o consagrado artista Geraldo Azevedo, além de diversas atrações regionais. A Vila Gastronômica celebrou a tradicional culinária mineira com a participação de bares do Mercado Central e dos vencedores do 6º Concurso Prato Junino, reforçando o sabor e a identidade cultural do festejo.

“A 46ª edição do Arraial deixa em todos nós o sentimento de missão cumprida por tudo que foi entregue aos amantes da cultura junina. Foram dias de celebração intensa com segurança, organização, cuidado socioambiental e, acima de tudo, muita alegria. Meu agradecimento ao prefeito Álvaro Damião, que confia e apoia o movimento junino e tudo o que ele representa para a cidade. O brilho nos olhos do público presente no Mineirinho, refletido na excelente nota média geral de 9,2 da pesquisa de satisfação, concretiza o trabalho realizado por todos os envolvidos”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

Ela também destaca a integração dos serviços municipais e a apresentação das quadrilhas como parte fundamental do sucesso do Arraial. “Nada disso seria possível sem o trabalho conjunto de diversos órgãos públicos e, principalmente, sem a paixão e entrega dos quadrilheiros, que mantêm viva a alma da nossa festa. Meu muito obrigado a todos que fizeram parte desta grande celebração”, completa Bárbara.

Pesquisa de satisfação

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, o evento no Mineirinho recebeu nota média de 9,2 em uma escala de 0 a 10. A sensação de segurança durante o evento foi avaliada com uma pontuação de 9,5, mesma nota atribuída às apresentações das quadrilhas. A organização também foi avaliada positivamente, com uma média de 9,4. A Vila Gastronômica recebeu nota 9,3 e a programação de shows obteve uma avaliação de 9,1.

Foram mais de 800 entrevistados durante os cinco dias de evento. Entre os participantes que já estiveram presentes em outras edições do Arraial de Belô, 81,2% consideraram que o evento melhorou nos seguintes aspectos: organização, estrutura em geral, sensação de segurança, alimentação, programação, local do evento e palco.

O público total do Arraial foi composto por 52,8% de pessoas que estiveram no evento pela primeira vez, um indicativo de que a festa vem alcançando novos perfis e ampliando seu alcance. O dado demonstra não apenas o crescimento do interesse pela festa, mas sua renovação constante, que se consolida como uma das principais referências juninas do país.

A pesquisa também revelou que a maioria dos participantes do Arraial é de Belo Horizonte (71,4%), seguida por moradores da Região Metropolitana (22,8%). Visitantes de outras localidades representaram 5,9% do total, sendo 3,3% do interior de Minas Gerais e 2,6% de outros estados e países, com menções a nove estados brasileiros, mostrando um crescimento em relação à última edição do evento. A idade média do público foi de 37 anos.

Sobre os meios utilizados para buscar informações sobre o evento, as principais fontes citadas foram a indicação de amigos e parentes (26,4%), os programas de televisão (21,8%), Instagram (20%) e a própria divulgação dos grupos de quadrilhas (16,1%).

Aumento em vendas

A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 6º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação, que obteve uma avaliação positiva do público presente. Durante os cinco dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 21,7 % em comparação ao ano anterior.

Os bares do Mercado Central registraram um aumento de 22% nas vendas durante o Arraial. Já a área dedicada à comercialização dos pratos vencedores do Concurso Prato Junino, iniciativa voltada à valorização de novos talentos da gastronomia da capital, teve um crescimento de 19% nas vendas em comparação à edição de 2024.

Operação

Para garantir a segurança do público presente, o comando da Guarda Civil Municipal mobilizou um efetivo de aproximadamente 180 agentes, por dia. A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) manteve equipes do COP-BH e da Guarda com a atenção voltada para o Arraial de Belô durante os cinco dias do evento. A Sala de Controle Integrado (SCI) do COP-BH reforçou a equipe que atua no videomonitoramento da capital desde o começo do festejo.

Durante a operação, foram realizadas 594 orientações de segurança ao público. As abordagens tiveram como objetivo alertar os participantes sobre comportamentos de risco, como o uso de celulares em meio à multidão, objetos de valor expostos ou bolsas nas costas, condutas que podem facilitar furtos em ambientes com grande circulação de pessoas. Neste ano, nenhuma ocorrência por natureza de segurança foi registrada dentro do evento pela Guarda Municipal nos cinco dias de programação.

A linha Move Especial 55, que foi disponibilizada especialmente para o festejo, transportou 1.075 passageiros, realizando 57 viagens, durante os cinco dias da festa. O Arraial de Belô também contou com os serviços de 45 garis por dia de evento, cinco caminhões-báscula e um caminhão-pipa. Foram recolhidas 9,5 toneladas de lixo.

Patrocínios

O Arraial de Belô 2025 bateu recorde histórico com mais de R$ 2 milhões em patrocínios e convênios captados. O festejo recebeu R$ 800 mil de patrocínio da Caixa Econômica Federal, que assinou a cota “Apresenta”. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a marca de cosméticos Natura adquiriram a chancela “Apoio” e também apoiaram financeiramente o festejo de 2025, cada uma com R$ 100 mil. Com o objetivo de qualificar ainda mais o evento, a Prefeitura de Belo Horizonte firmou convênio com o Ministério do Turismo, garantindo um aporte financeiro de R$ 1,029 milhão.

Concurso Municipal de Quadrilhas

A Quadrilha Fogo de Palha conquistou o bicampeonato do Concurso Municipal no Grupo Especial. Inspirada na história da Cinderela, adaptada para o universo das festas juninas, a apresentação da quadrilha encantou o público e os jurados do Mineirinho, rendendo à campeã o prêmio de R$ 17,5 mil.

A Quadrilha Pipoca Doce, que também fez bonito, foi a vice-campeã da competição e levou o prêmio de R$15,3 mil. O terceiro lugar ficou com a Quadrilha Feijão Queimado, seguido da Quadrilha Pé Rachado, na quarta posição.

Já no Grupo de Acesso, a Quadrilha Nossa Junina foi a grande vencedora em 2025. Resgatando as tradicionais danças das festas juninas, o grupo destacou-se pela criatividade, harmonia e organização, garantindo o primeiro lugar na disputa. Além do título, a agremiação recebeu o prêmio de R$ 14,8 mil e assegurou uma vaga no Grupo Especial para a próxima edição.

A vice-campeã foi a Quadrilha Formigueiro Quente, o terceiro lugar ficou com a Quadrilha Pé de Serra e a quarta posição ficou com a Quadrilha Estrela Matutina. As quatro quadrilhas sobem para o Grupo Especial do Concurso Municipal do Arraial de Belô em 2026.

No Grupo de Disputa, a campeã foi a Quadrilha Balancê Mineiro, que se apresentou homenageando a sua própria trajetória. Completando dez anos de fundação em 2025, o grupo garantiu o primeiro lugar e conquistou o prêmio de R$ 11 mil. Com o resultado, a Balancê Mineiro sobe para o Grupo de Acesso em 2026, ao lado das quadrilhas Fulô de Laranjeira, Kossaco e Jiló com Mel.

Arraial de Belô 2025

O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Além do patrocínio da Caixa Econômica Federal, convênio com o Ministério do Turismo e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura, teve o apoio técnico da União Junina Mineira e parceria com o Mercado Central KTO. A TV Globo Minas foi a emissora oficial do festejo.