Pular para o conteúdo principal

Duas mulheres à frente da sala; uma delas com microfone na mão. à frente, sete pessoas estão sentadas, observando.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Projeto Ser Mais apresenta técnicas da meditação mindfulness na Prefeitura de BH

28/03/2019 | 17:03 | atualizado em 28/03/2019 | 17:03

Com a proposta de disseminar o hábito da prática da meditação na rotina do dia a dia como forma de manter a boa saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho e fora dele, a edição de março do Projeto Ser Mais promoveu, na quarta-feira, dia 27, a palestra Meditação para Todos – Mindfulness, no Espaço Multiuso da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

As irmãs Andréa e Hélade Cappai, educadoras e empreendedoras criativas, apresentaram os passos iniciais da técnica de meditação mindfulness, desenvolvida na década de 1970 pelo então estudante do Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, Jon Kabat-Zinn. A modalidade, que em tradução livre significa ‘mente plena de consciência’, consiste, basicamente, em estar atento a cada momento, a cada ato realizado na vida, do mais simples e corriqueiro ao mais complexo.

 

De acordo com as palestrantes, o mindfulness engloba um conjunto de técnicas de treinamento do cérebro para uma vida melhor e mais plena, sem qualquer vínculo religioso ou a pretensão de ser uma fórmula mágica para trazer a felicidade. Antes, caracteriza-se por um estado de consciência que se pode alcançar com o auxílio do exercício da meditação.

 

Para executá-lo, a pessoa deve estar sentada, com a coluna ereta, as mãos pousadas sobre as pernas, e buscar ancorar-se na respiração abdominal, tranquila e cadenciadamente. Assim, é possível deixar fluir livremente os pensamentos e estimular a produção de hormônios calmantes.

 

As irmãs Cappai explicam que as técnicas do mindfulness são respaldadas pela neurociência e a sua prática proporciona a melhora da capacidade de foco e tomada de decisão, reduz a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração, melhora a criatividade, reduz a compulsão e fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios. Segundo elas, a meditação mindfulness ajuda as pessoas a aceitarem a sua própria essência e viverem melhor em sua integridade.

 

 

Projeto Ser Mais

O projeto Ser Mais é uma iniciativa voluntária de servidores da Procuradoria-Geral do Município que promove, periodicamente, palestras voltadas ao aprimoramento pessoal e profissional dos servidores da Prefeitura.


Últimas Notícias

Setembro verde: mês da pessoa com deficiência. Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável. Torcedores com deficiência entram em campo na luta pela inclusão

Torcedores com deficiência entrarão em campo com atletas do Cruzeiro e do Flamengo neste sábado, dia 21/9, no Mineirão.

20/09/2019 | 23:18
Casal passeia com criança em cadeira de rodinhas e outroas pessoas caminham na Savassi, no domingo, durante o dia. BH é da Gente oferece ioga, encontro de carros e orientação nutricional

Show de talentos, ioga, encontro de carros e orientação nutricional são atrações do BH é da Gente no domingo, dia 22/9.

19/09/2019 | 20:26