Pular para o conteúdo principal

Projeto que integra o Terça da Dança debate a improvisação
Ricardo Laf/PBH

Projeto que integra o Terça da Dança debate a improvisação

criado em - atualizado em

Promover o debate em torno de pesquisas da área de dança realizadas por artistas, pesquisadores e acadêmicos. Esse é um dos objetivos do projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos”, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. O projeto integra o Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH), que oferece uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas.

O primeiro encontro de 2024 acontece na próxima terça-feira (12), às 19h, no Teatro Marília, e trará um debate sobre a improvisação na dança. Raquel Pires, pesquisadora da UFMG, vai mediar um encontro com os improvisadores Dudude, Fernando Barcellos e Gil Amâncio. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

Os três artistas convidados, Dudude, Fernando Barcellos e Gil Amâncio, irão refletir sobre a improvisação enquanto cena e ferramenta processual, geradora de material cênico. Os convidados também serão provocados a debater sobre o papel da improvisação tanto em seus processos criativos quanto em suas práticas docentes. O encontro será atravessado por práticas de improvisação coletivas e conversas com o público.

 

Sobre os artistas convidados

 

Fernando Barcellos: multiartista, bailarino, coreógrafo, diretor, escritor, pesquisador e professor. Trabalha com a dança como campo expandido, atravessada por outras manifestações artísticas, tais como o teatro, a arte da performance, o cinema e a literatura. Integra o Coletivo Sala Vazia, plataforma de criação artística que tem em seu repertório performances e filmes apresentados no Brasil e no exterior. É doutor em estudos literários pela UFU/Queen Mary University of London e professor do CEFET-MG e do Centro Universitário Una.

 

Gil Amâncio: Doutor por notório saber em Conhecimento, Educação e Inclusão Social pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e professor de música na Escola de Teatro da UFMG. Como artista criou a “Cia SeráQuê?”, a Sociedade Lira Eletrônica Black Maria, o Coletivo Black Horizonte e o Coletivo de Cinema Coisa de Preto. Foi produtor musical do disco “Tá Caindo Fulô”, das Meninas de Sinhá, e da trilha sonora do filme “Uma Onda no Ar” (Helvécio Ratton, 2002). Ao longo de sua carreira, Gil Amâncio atuou como gestor público e criou projetos como o FAN - Festival Internacional de Arte Negra de Belo Horizonte, e o CRCCA - Centro de Referência Cultural da Criança e do Adolescente. Em 2017, esteve como artista visitante da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integrou o projeto de pesquisa “Descolonização do Currículo”, coordenado pela professora Dra. Shirley Aparecida de Miranda (Faculdade de Educação/ UFMG).

 

Dudude: nasceu em Muriaé, na infância teve um enorme quintal para brincar e alimentar sua imaginação. Aos doze, começou a estudar dança, o que faz até hoje. Se tornou professora, coreógrafa, diretora de espetáculo na extinta Escola TransForma. Atualmente, dança e escreve notas, composições e poesias, além de dar sequência ao seu ofício enquanto artista “fazedora” de danças e outras coisas.

 

Serviço

Terça da Dança | Projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos”

Duração: 90min. | Classificação: Livre

Data: Dia 12 de março, terça-feira, às 19h

Ingressos gratuitos: no site Sympla. Bilheteria do teatro, a partir de 2 horas de antecedência

Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)