Pular para o conteúdo principal

Espaços da PBH realizam Férias nos Teatros com programação infantil gratuita
Divulgação

Espaços da PBH realizam Férias nos Teatros com programação infantil gratuita

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove mais uma edição do projeto “Férias nos Teatros”, evento esperado pelas famílias em julho. O Teatro Francisco Nunes, o Teatro Marília e o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado promovem, de forma gratuita, a apresentação de espetáculos infantis de diversas linguagens, com a proposta de oferecer entretenimento durante as férias escolares, democratizar o acesso à cultura e formar novos públicos para os teatros municipais.

A programação integra as atividades do Circuito Municipal de Cultura e acontecerá de 19 a 27 de julho. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos no site Sympla ou na bilheteria do teatro, 1h antes das sessões. Mais informações no site do Circuito.

O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

Neste ano, o projeto “Férias nos Teatros” conta com dez espetáculos infantis de companhias mineiras. Peças como “Chuá”, da Insensata Cia. de Teatro, “Aquarela - Um Show Cênico Autoral para Crianças”, “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”, da Mostra de repertório teatrais do Conexão Galpão, e “Show Avoar”, da Minha Companhia, estão na programação. Todos os espetáculos têm classificação livre e acessibilidade em Libras.

Teatro Francisco Nunes

A programação do projeto “Férias nos Teatros” no Teatro Francisco Nunes, começa no dia 19 (sábado), com o espetáculo “Chuá”, da Insensata Cia. de Teatro. A dramaturgia da montagem aposta no encontro das memórias pessoais e coletiva dos atores e do público sobre a água, elemento indispensável para a manutenção da vida humana.

Em meio a brincadeiras, músicas e reapresentações, a experiência busca estabelecer o convívio das mais diversas infâncias, além de propor possíveis reflexões sobre a água em nossas vidas e os acontecimentos ambientais ocorridos na contemporaneidade.

No dia 20 (domingo), o Teatro Francisco Nunes recebe o Grupo Maria Cutia de Teatro com a peça “Aquarela - Um Show Cênico Autoral para Crianças”, um espetáculo que brinca com a linguagem performativa das artes plásticas. Durante a apresentação, o cenário e figurinos são literalmente pintados pelos atores em cena, colorindo uma grande aquarela ao vivo para o público. Com a música-em-cena, o público é imerso em atmosferas e histórias com temas pouco abordados para a infância, como a solidão, o bullying, o frenesi, os ditados e expressões populares, na tentativa de fugir do didatismo ou da previsibilidade.

As canções são autorais e passeiam por ritmos que vão da valsa ao frevo, por um carnaval sem instrumentos, usando apenas a boca. A linguagem do ator brincante e o jogo sincero com a plateia, permeados pelo estudo da palhaçaria, pesquisada há 19 anos pelo Grupo Maria Cutia, formam o norte estético do espetáculo, em que as canções e cenas são feitas para e com a plateia.
 

Teatro Marília

O Teatro Marília inaugura a sua programação no dia 19 (sábado), com o espetáculo “Afrozinha e o Baobá de Histórias”, que apresenta músicas de domínio público da cultura popular, canções autorais e outras tradicionais em Yorubá voltadas para o público infantil. O repertório aborda temas, objetos e a estética afro-brasileira, por meio de letras que contam a história e exaltam elementos como a boneca Abayomi, as tranças Nagô, a árvore do Baobá, e o turbante, entre outros.

No dia 20 (domingo), a Minha Companhia apresenta o “Show Avoar”, um espetáculo cênico musical autoral que entrelaça palhaçaria, improvisação e música para encontro com o público. Em cena, as artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa, as palhaças Brisa e Tecla respectivamente, são responsáveis por executar as canções autorais ao vivo instaurando uma atmosfera de poesia, interatividade e muita diversão.

O Grupo Girino assume o palco no dia 26 (sábado) com a peça “As Aventuras de Matias”.  O espetáculo é uma história divertida e musical, com personagens que num passe de mágica constroem um mundo cheio de fantasias. Durante o banho, Matias transforma sua banheira em uma grande aventura. Cercado por amigos e personagens misteriosos, ele terá que descobrir os segredos do fundo do mar.

Irene Bertachini e Luciana Araújo encerram a programação do Teatro Marília com o musical “Cantigas para acordar o rio”, um encontro entre música, narrativa e poesia. Escrito por Irene Bertachini, o musical é inspirado nas obras "Menino do mato" e "Poeminha em língua de brincar" de Manoel de Barros, e narra-se como é possível o ser humano estar mais conectado à natureza e a preservar seu bem mais valioso: a biodiversidade e seus recursos naturais.

Um espetáculo cheio de brincadeiras sonoras que contam histórias embaladas na ludicidade e musicalidade intrínseca à poesia, com músicas de Irene Bertachini, Jessica Tamietti, Gilberto Gil, Rubinho do Vale, cantigas de roda e congo
 

Teatro Raul Belém Machado

O espetáculo “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”, do Conexão Galpão, abre a programação do “Férias nos Teatros” no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, no dia 24 (quinta). Com a temática do meio ambiente, o público se diverte com as músicas e as brincadeiras de três personagens – uma menina, um menino e um macaco – que ao longo da história nos revelam seus sonhos, suas fantasias e seus medos. O espetáculo chama a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e os meios de construção sustentáveis.

No dia 25 (sexta), o espetáculo “Brincadeiras Sonoras” anima a criançada com brincadeiras transformadas em canções criadas pelo artista Edu Pio unindo música, teatralidade e brincadeira em uma pegada rock para transmitir a energia da apresentação. A apresentação é marcada por uma dinâmica de participação do público, com canções interativas como “Vivo x Morto”, “Quero Saber se Você Sabe o Som”, “Dança da Estátua”, “Batata Quente”, entre outras músicas para brincar, cantar, dançar e movimentar, todas compostas por Pio. 

O show “Infantil Interativo” do Professor Davi Henrique é a atração do dia 26 (sábado) e promete uma experiência única, lúdica e educativa, onde música, brincadeira e participação ativa se unem para transformar o público em protagonista. Pensado especialmente para crianças e suas famílias, o espetáculo propõe uma vivência musical coletiva, onde todos — pequenos e grandes — se tornam parte de uma grande banda, vibrante e alegre. O repertório celebra os grandes clássicos do cancioneiro infantil brasileiro — como Alecrim Dourado, O Sapo Não Lava o Pé, Ciranda Cirandinha — com arranjos envolventes que estimulam a escuta ativa, o canto coletivo e a expressão corporal.

Encerrando a programação do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, o grupo O Quintal da Guegué apresenta a peça “Tem saci no meu quintal!” no dia 27 (domingo).  Um espetáculo musical e teatral, que une contação de histórias, música ao vivo e brincadeiras para apresentar o universo encantado do Saci Pererê sob uma nova perspectiva: sensível, divertida e culturalmente rica.

Narrado por quem afirma ter visto o Saci de verdade, o espetáculo conduz o público por uma aventura mágica que resgata a sabedoria ancestral das culturas indígenas, africanas e populares brasileiras. Com uma linguagem lúdica e bem-humorada, o Saci é apresentado como um símbolo potente de resistência, defensor da natureza, da liberdade e da criatividade popular.
 

Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
 

Serviço
“Férias nos Teatros”  
Quando: 19 a 37 de julho

Onde:  
- Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, S/N - Alípio de Melo). Teatro Francisco Nunes (Afonso Pena, 1.321 – Centro). 
- Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia).

Quanto: 
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line no site Sympla e na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão.

Classificação e duração: ver programação

Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook