10 July 2025 -
Além das tradicionais apresentações das quadrilhas juninas, o Arraial de Belô oferece aos moradores e turistas uma programação musical de peso. Entre as atrações confirmadas estão as cantoras Naiara Azevedo, Fafá de Belém e Mariana Aydar, a dupla Alan e Alex e o cantor pernambucano Geraldo Azevedo. O evento também valoriza a cena local, com diversas atrações da música mineira, fortalecendo a identidade cultural de Belo Horizonte. A programação completa de shows está disponível no Portal Belo Horizonte.
“As atrações musicais deste ano traduzem com intensidade a essência do nosso Arraial. Estão alinhadas com a temática que escolhemos e com o compromisso de resgatar, valorizar e celebrar as nossas raízes, tradições e cultura popular. É música da melhor qualidade, daquelas que embalam a alma, aquecem o coração e colocam todo mundo pra dançar no compasso alegre, afetuoso e acolhedor do nosso São João”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
Nesta sexta-feira (11), a festa terá início às 18h com apresentações do DJ Leandrinho e do coletivo Forró Sound System. Os shows no palco “Coreto da Caixa” começarão às 19h com o grupo de pé de serra Manacá da Serra, seguidos pela cantora Paloma Marques, uma das principais referências da cena sertaneja local, às 22h.
No sábado (12), a programação do Arraial de Belô começa às 15h com o Forró Sound System, que também anima os intervalos entre os shows. Às 17h30, o palco recebe o grupo Kfé e Viola, seguido pela apresentação do Coletivo Fuzueiros (DJ Motta e Everton Felipe), às 19h. Às 20h será a vez do cantor Everton Coroné subir ao palco. Às 22h30, a dupla Alan e Alex comanda o público até a madrugada, e o encerramento oficial acontece à 1h (de domingo).
No domingo (13), o Forró Sound System volta a dar início à programação, a partir das 15h. Às 17h30, a cantora Cris Cordeiro se apresenta. Na sequência, às 19h, entra em cena o DJ Edgar. O palco principal recebe, às 20h, o show especial da cantora Mariana Aydar. A festa segue com o DJ Coroa, às 21h30, antes da apresentação da sertaneja Naiara Azevedo, que começa às 22h30.
A festa continua no fim de semana seguinte. No sábado (19), a programação tem início às 15h com o Forró Sound System. Às 16h30, o professor Guilherme Veras conduz um aulão de forró, seguido do show de Carlim Alves às 17h30. O grupo Ponto Nordeste se apresenta às 19h, trazendo ao palco “Coreto da Caixa” os ritmos do nordeste brasileiro. Na sequência, o Trio Lampião sobe às 20h e, às 21h30, o DJ Veras esquenta o público para a atração de encerramento: a cantora Fafá de Belém, que se apresenta às 22h30.
No domingo (20), as atividades começam com o DJ Gui Black às 15h. Às 16h30, a professora Viviane Pernambuco conduz mais um aulão de forró para os presentes. O cantor Thiago Randazzo se apresenta às 17h30, seguido do DJ Adriano às 19h. Às 21h, a Orquestra Mineira de Viola leva ao público um repertório que valoriza a música raiz sertaneja. DJ Adriano retorna às 22h para preparar a plateia para o último show da noite: o cantor Geraldo Azevedo, que sobe ao palco às 22h30. O encerramento oficial está previsto para 0h30 (de segunda-feira, dia 21).
Paralelamente aos shows no palco “Coreto da Caixa”, as apresentações das quadrilhas juninas acontecem dentro do ginásio do Mineirinho. Toda a programação do Concurso Municipal de Quadrilhas está disponível no Portal Belo Horizonte.
46º Arraial de Belô
O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura; o apoio técnico da União Junina Mineira; e parceria com o Mercado Central KTO. A TV Globo Minas é a emissora oficial do festejo.
O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirinho.
A última edição do Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.
A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.