Pular para o conteúdo principal

Projeto piloto da PBH transforma alunos da rede municipal em fiscais mirins
Amira Hissa/PBH

Projeto piloto da PBH transforma alunos da rede municipal em fiscais mirins

criado em - atualizado em

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, no Bairro União, Região Nordeste, estão participando do “Fiscalizar é Educar”, projeto piloto da Prefeitura de Belo Horizonte para formar fiscais mirins de controle urbanístico e ambiental dentro das escolas. Os estudantes participarão de atividades práticas e teóricas para entender sobre a quantidade, tipos, origens e destinação dos resíduos gerados no dia a dia. A intenção é que eles repassem os ensinamentos para o restante dos alunos. A atividade é desenvolvida pela Subsecretaria de Fiscalização, da Secretaria Municipal de Política Urbana.

A primeira das atividades programadas ocorreu nesta quinta-feira (28). De forma lúdica, os alunos do ensino fundamental da escola aplicaram os conhecimentos sobre o conceito de lixo, resíduos e rejeitos, com a separação seletiva dos conteúdos das lixeiras da escola. A nova ação do programa está programada para 20 de outubro, com excursão dos alunos a locais de descarte irregular de lixo. Nessa atividade, as crianças vão adquirir conhecimentos sobre práticas inadequadas de destinação do lixo. Também vão debater sobre a importância da integração da comunidade na fiscalização de controle urbanístico e ambiental no enfrentamento desse problema.

Ainda em outubro, será realizada oficina de produção de desenhos com os ensinamentos adquiridos. Eles serão reproduzidos nos cartazes que farão parte da feira cultural da escola. “O objetivo é a conscientização das crianças sobre o resíduo que geramos no dia a dia. Qual a origem? O que podemos fazer para diminuir a quantidade de resíduo que é descartado no meio ambiente? Como destinar corretamente? É papel da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental fomentar a participação de todos na construção de uma Belo Horizonte com melhor qualidade de vida", informa Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização.

As escolas que tiverem interesse em participar do projeto podem se inscrever pelo e-mail sufis@pbh.gov.br.