Pular para o conteúdo principal

Prêmio promovendo a mobilidade por bicicleta 2021
Foto: Divulgação PBH

Projeto de ciclofaixas temporárias da Prefeitura de Belo Horizonte recebe prêmio

criado em - atualizado em

A instalação de Ciclofaixas temporárias, como alternativa de mobilidade durante a pandemia da Covid-19,  rendeu  à Prefeitura de Belo Horizonte e à BHTrans o Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil. Promovida pela Associação Transporte Ativo, o foco da premiação foram projetos dedicados a reduzir os problemas relacionados à pandemia. Foram 26 projetos avaliados, sendo três premiados: Aliança Bike – Mecânica de Bicicleta como serviço essencial; Instituto Aromeiazero – Pedal Contra o Corona; BHTrans/PBH – Rotas temporárias.

De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan, o prêmio é emblemático, pois é a primeira vez, desde a criação em 2014, que um órgão do setor público é agraciado. "Nós não nos inscrevemos para a premiação. O projeto da BHTrans foi indicado por membros que já participaram em outras edições. Foi uma indicação espontânea, o que nos encheu de alegria", enfatizou a coordenadora.

Eveline ressalta o trabalho conjunto das equipes da BHTrans com os ciclistas da capital para que essa rota cicloviária começasse a funcionar, sobretudo, em meio à pandemia. "Ainda temos um longo caminho a percorrer para que a Belo Horizonte entenda e respeite a importância da bicicleta para a mobilidade urbana da cidade. É muito importante comemorar cada avanço que nos aproxima desse objetivo, e esse prêmio nos deixa muito feliz."

 

Ciclofaixa 

Em julho de 2020 foi implantada uma rota cicloviária ligando as regiões Leste e Oeste da cidade, oferecendo mais uma opção de mobilidade segura neste momento de pandemia da Covid-19 para quem deseja se deslocar de bicicleta. São cerca de 30 km de extensão, entre trechos de ciclovias já existentes e ciclofaixas temporárias, ligando a região do Barreiro à avenida dos Andradas, no bairro São Geraldo.