Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prodabel, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Projeto da PBH, desenvolvido pela Prodabel, é finalista em prêmio internacional

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é finalista no concurso World Smart Cities Award (Prêmio Mundial de Cidades Inteligentes) com o projeto Programando Sonhos Delas, desenvolvido pela Prodabel com o objetivo de ensinar linguagens de programação a mulheres em situação de vulnerabilidade social e contribuir para a inserção das participantes no mercado de trabalho. O projeto foi indicado ao prêmio na categoria “Cidades Inclusivas e Compartilhadoras”. Belo Horizonte concorre com Buenos Aires, na Argentina, e com Kiev, na Ucrânia.

 

Mais de 450 projetos de 54 países foram inscritos no concurso, que terá os vencedores revelados por categoria durante o evento Smarty City Expo World Congress, que será realizado em Barcelona entre os dias 19 e 21 de novembro deste ano. O Smart City Expo Congress começou em 2011 com uma visão: questionar se iniciativas inteligentes poderiam fazer cidades sustentáveis prosperar.

 

O evento serve como uma plataforma de divulgação e compartilhamento de iniciativas e projetos que possam atingir resultados concretos e que cooperem com a meta de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5ºC até 2050, proposto pelo Acordo de Paris, ao mesmo tempo em que as cidades continuam a expandir e desenvolver. Os prêmios fazem parte da agenda do evento e visam reconhecer as cidades e os projetos que colaboram com a missão de tornar as cidades mais sustentáveis, resilientes e inclusivas, propostas alinhadas às estratégias de desenvolvimento e internacionalização do Município.

 

O Programando os Sonhos Delas foi idealizado com o objetivo de formar jovens programadoras e inseri-las no mercado da Tecnologia da Informação, um campo que cresce a cada ano e necessita de profissionais capacitados.  Mais de 1200 mulheres se inscreveram no curso e cerca de cem já estão participando das aulas.