Pular para o conteúdo principal

Projeto Cê Tá On lança capacitação profissional para mulheres trans e travestis
Foto: Fa.VELA

Projeto Cê Tá On lança capacitação profissional para mulheres trans e travestis

criado em - atualizado em

O projeto Cê Tá On, fruto de um convênio inédito entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e o FA.VELA, lança neste sábado (27) e domingo (28) um novo eixo de capacitação profissional. Nesta etapa, 30 mulheres trans e travestis de Belo Horizonte e região metropolitana, em situação de vulnerabilidade social, participarão de duas jornadas formativas gratuitas: “Empreendedorismo e Carreiras Digitais” e “Introdução ao Mercado de Trabalho”. A mentoria pretende fazer a conexão desse público com o mundo digital, proporcionando a recolocação no mercado de trabalho e futuros mais justos e inclusivos.

 

“A inclusão digital é um fator de extrema importância para a inserção de todos os cidadãos no mercado de trabalho e para a evolução das carreiras e dos negócios, impactando diretamente no desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. É fundamental que todas as pessoas possam usufruir dos meios digitais em plenitude", afirma Fernando Motta, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Cada jornada formativa contará com 12 horas de atividades presenciais, que acontecerão na sede do FA.VELA, além de mentorias on-line. Na primeira etapa, as pessoas participantes serão introduzidas à economia digital e aos processos de transformação digital inclusivos, além de receber conhecimentos sobre posicionamento de marca pessoal e gestão de carreira digital, introdução às principais redes sociais e ferramentas digitais acessadas no mercado de trabalho atual, conceitos de marketing e produção de conteúdo.

 

Já na jornada formativa de Introdução ao Mercado e Trabalho, as participantes vão conhecer a lógica CLT, entender seus direitos e deveres como uma pessoa empregada, entender sobre as habilidades profissionais e comportamentais estratégicas no ambiente de trabalho, conhecer o mercado de trabalho de bares e restaurantes, além de obter noções de controle financeiro pessoal. Ao final do projeto, serão realizadas visitas técnicas para que as participantes testem na prática todos os novos conhecimentos adquiridos.

 

"Estamos muito felizes com essa parceria de sucesso entre o Governo Britânico, a Prefeitura e o FA.VELA neste projeto que já impactou as vidas de mais de 6.000 pessoas em Belo Horizonte. Este projeto mostra que Belo Horizonte está sendo um exemplo para o Brasil e para o mundo e não vamos deixar ninguém de fora das oportunidades da economia digital", destaca Andrea Motta, Diretora do UK-Brazil Tech Hub.

 

O Cê Tá On acontece desde novembro de 2022, em telecentros públicos municipais, localizados nas regiões Centro-Sul, Barreiro, Noroeste, Norte, Leste e Oeste. O projeto tem como objetivo promover o acesso ao universo digital e fortalecer o comportamento empreendedor de grupos e territórios historicamente vulnerabilizados.

 

Diariamente, profissionais especializados realizam plantões nestes telecentros para dar suporte à população na inscrição e participação de cursos gratuitos, oferecidos pela Prodabel, além de orientarem as pessoas sobre o acesso a serviços digitais e realizarem oficinas de formação próprias do projeto.

 

Sobre o FA.VELA

Com sede em Belo Horizonte, o FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios de base  favelada do Brasil. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, é uma plataforma de educação e aprendizagem inclusiva, com o foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas para o futuro do trabalho e a economia do conhecimento. Com mais de sete anos de atuação, a organização já acelerou, capacitou e impactou milhares de pessoas em Minas Gerais e em diversas regiões do país.

Sobre o UK-Brazil Tech Hub

Programa do Governo Britânico que se insere na Cooperação Reino Unido e Brasil para o Acesso Digital com o objetivo de apoiar os ecossistemas brasileiros a se tornarem mais inclusivos, diversos e capazes de criar e desenvolver inovações e tecnologias que respondem aos principais desafios locais e globais. O UK-Brazil Tech Hub liderou a renovação do Memorando de Entendimento entre o Reino Unido e a Prefeitura de Belo Horizonte por mais três anos, com o objetivo de cooperar especialmente nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo inovador, tecnologias de impacto e internacionalização de start-ups, pilares da atuação da HUB no Brasil.