Pular para o conteúdo principal

Homem e mulher dão palestra para alunos da Rede Municipal de Ensino.
Foto: Divulgação PBH

Projeto Câmara Mirim leva alunos municipais para Brasília

criado em - atualizado em

Cerca de 40 alunos de dez escolas da Rede Municipal de Educação irão representar Belo Horizonte na Câmara Mirim Federal. Junto com estudantes de todo o país, os jovens terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos trabalhos parlamentares. As atividades acontecem quinta e sexta-feiras, dias 19 e 20 de outubro.
 

Alunos, pais e representantes das escolas participantes da iniciativa estiveram, nesta terça-feira, dia 17, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) para um encontro que abordou os últimos detalhes da viagem. A coordenadora de projetos especiais da SMED, Marina Nogueira, falou sobre a reunião. “Esta reunião do projeto Câmara Mirim é preparatória para a viagem dos nossos vereadores mirins a Brasília. Nosso objetivo é proporcionar, a esses estudantes, o contato com o funcionamento parlamentar federal. Aqui no município, eles já participam de simulações na Câmara Municipal. Em Brasília, eles visitarão tanto o Senado quanto a Câmara Federal”, disse Marina.

 

Câmara Mirim

O 'Câmara Mirim' é um projeto de educação para a cidadania, promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
 

Ao longo deste ano, os alunos das escolas municipais da capital tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da CMBH. Estudantes foram eleitos para representar as escolas em reuniões periódicas na Câmara, nas quais puderam discutir problemas da cidade e até apresentarem propostas de lei.