Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Programação do Circuito em Casa desta semana inclui aula de dança on-line

criado em - atualizado em

O setor cultural tem buscado novas alternativas para a transmissão e circulação das suas produções, diante da pandemia da Covid-19. O projeto “Circuito em Casa”, etapa on-line do Circuito Municipal de Cultura, é mais uma opção para o acesso à cultura por quem está em casa durante o período de distanciamento social em Belo Horizonte. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), chega à sua quarta semana de atividades, com programação inédita entre 16 e 22 de junho. São transmissões online, ao vivo, além da exibição de vídeos, curtas e filmes, debates, oficinas e videoaulas.

Nesta terça-feira, dia 16, o Circuito tem a sua primeira aula virtual de dança, iniciativa realizada em parceria com o projeto Terça da Dança, também promovido pela Prefeitura. De casa, as pessoas poderão aprender e praticar um pouco da modalidade do Dancehall, dança popular e urbana jamaicana que representa as tendências de amor, luta e voz do povo daquele país. A aula virtual será ministrada às 19h por Fabiana Santos, arte-educadora do Projeto Anjos D’ Rua, e Marcelo Mendes, pesquisador, dançarino e arte-educador do Projeto Escola Integrada.

Na quarta-feira, dia 17, será exibido o curta “Memórias de Mim”, uma coleção de lugares, memórias e paisagens sonoras da experiência de quem vive nas ruas da capital. Também será exibido o documentário "Filme de Rua", que revela a realidade das ruas do centro de Belo Horizonte, onde um grupo de adolescentes das periferias da cidade vivem e crescem juntos. Já na segunda, dia 22, acontece um bate-papo com alguns dos integrantes dos coletivos Filme de Rua e Cine Leblon, que reúne a experimentação audiovisual de jovens no bairro Jardim Leblon, na regional Venda Nova. No encontro virtual, serão apresentadas e comentadas algumas produções.

 

Programação também inclui propostas selecionadas em cadastro

A partir desta semana, o Circuito em Casa também passa a apresentar algumas atividades selecionadas a partir do cadastramento de propostas de artistas e produtores culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O objetivo é fomentar, conforme possibilidades da atual pandemia, a produção artística da Grande BH com o suporte a iniciativas em diversas linguagens. Foram aceitas inscrições de diferentes tipos de projetos, como lives e ações online de teatro e música, atendendo a diversos públicos e regiões.

Na quinta-feira, dia 18, a comunicadora, performer e escritora Brisa Marques apresenta o “Sarau da Brisa”, uma transmissão literária e musical com alguns de seus escritos e intervenções de artistas parceiros. 

Sábado, dia 20, é dia de circo, com a Companhia Circunstância. No picadeiro virtual, o espetáculo “Circo de Família” traz o casal Tica-tica do Fubá (Dagmar Bedê) e Alegria Também (Diogo Dias) e conta com a participação de Pirueta Ravioli, filho do casal e ator principal. No domingo, dia 20, o grande destaque é o show de Marcos Catarina, comemorando 10 anos de carreira fonográfica, apresentando repertório autoral, inspirado no cancioneiro popular afro-mineiro.

Confira a agenda completa neste link. A programação do Circuito em Casa é transmitida pelo Canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e pelas páginas do Circuito no Instagram e Facebook.