Pular para o conteúdo principal

Programa de Inclusão Digital é destaque em aquecimento para o Minas Summit
Divulgação/PBH

Programa de Inclusão Digital é destaque em aquecimento para o Minas Summit

criado em - atualizado em

Belo Horizonte esta semana tem sido palco para grandes eventos de inovação, dentro da agitada programação semanal está o Minas Summit, momento que promete reunir os principais atores do ecossistema de inovação do estado. Para aquecer e preparar os participantes para os dois dias de evento, nesta terça-feira (25) aconteceu o Esquenta Minas Summit, organizado e sediado pela Órbi Conecta.

 

A programação do evento contou com momentos de integração e networking, bem como painéis e debates com alguns dos principais atores do ecossistema empreendedor mineiro. Um dos agentes convidados para apresentar suas iniciativas foi o EcoSis - MG, que levou para o centro do debate alguns dos projetos que foram destacados no Prêmio Ozires Silva deste ano.

 

Entre as iniciativas vencedoras do Prêmio está o Programa de Inclusão Digital da PBH, premiado como referência nacional no evento em abril. Para representar a Prefeitura de Belo Horizonte e pautar os resultados, desafios e processo de desenvolvimento do projeto estavam presentes o Diretor-Presidente da Prodabel, Jean Mattos, e a Diretora de Inclusão Digital, Milla Fernandes.

 

Durante sua fala, Jean destacou que não basta se reunir para pautar inovação e trocar conhecimentos dentro do ecossistema, é preciso lembrar de quem não está no centro dessa conversa e inseri-los também neste meio, para que essas pessoas também se apropriem das tecnologias e transformação digital. E aí está a essência do Programa de Inclusão Digital, garantindo a partir de seus três pilares (conectividade, dispositivos e capacitação) que toda a população, especialmente aquela parcela em situação de vulnerabilidade, possa estar presente no on-line.

 

Ao longo dos dois últimos anos, foram mais de 14 mil certificados emitidos nos cursos gratuitos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), mais de 3.000 dispositivos recondicionados e doados para a população e mais de 4.653 pontos de Wi-Fi ativos em todas as regionais da capital. “Me emociona muito ver essa apresentação e ver as pessoas conhecendo o Programa, eu sou fruto disso. Eu já fui uma dessas alunas dos cursos do PID e hoje, graças aos ensinamentos adquiridos, eu estou aqui como professora, podendo passar para cada vez mais pessoas o domínio das novas tecnologias”, compartilhou Jessica Rainara, uma das professoras do Programa de Inclusão Digital.

 

Além da apresentação do EcoSis, houve um painel com representantes de todos os ecossistemas de inovação mineiros, além da capital, estavam presentes atores do Triângulo Mineiro, da Região dos Inconfidentes e da Zona da Mata, pautando o que tem acontecido em cada uma dessas localidades e trocando experiências.