Pular para o conteúdo principal

Mais de quinze alunos da rede municipal treinam peteca, divididos em duplas.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa conscientiza alunos municipais sobre a importância da atividade física

04/10/2019 | 19:45 | atualizado em 09/10/2019 | 21:58

Além da ação de avaliações físicas e orientação a caminhantes desenvolvida em nove pistas de caminhada da cidade, o Caminhar, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realiza um trabalho voltado ao público infanto-juvenil.  É o projeto Caminhar na Escola.

 

A equipe de educadores físicos do programa promove intervenções nas escolas municipais da capital para conscientizar os alunos sobre a importância da atividade física para a saúde.

 

Desde fevereiro deste ano, 4.700 alunos de nove a 14 anos participaram de aulas lúdicas sobre o tema realizadas nas salas de aulas e em espaços abertos dos estabelecimentos de ensino.

 

As atividades executadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ocorrem das 7h às 9h e atendem de duas a quatro turmas da mesma escola municipal a cada dia de intervenção.

 

Na programação de outubro e novembro serão contemplados cerca de 600 alunos matriculados nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (8 a 11/10), no bairro Santa Tereza, região Leste; Escola Municipal Josefina Souza Lima (21 a 25/10), no bairro Primeiro de Maio, região Norte; e Escola Municipal Francisca de Paula (5 e 6/11), no bairro Cinquentário, região Oeste.

 

 

Jogos e brincadeiras

As ações do Caminhar na Escola levam conhecimento aos alunos a respeito das recomendações mínimas de atividade física para a saúde. A metodologia utilizada privilegia a ludicidade ao apresentar o conteúdo por meio da prática de jogos e brincadeiras.

 

Durante a exposição, os professores do projeto destacam a importância da intensidade recomendada de atividade física, termo técnico que é traduzido para os alunos a partir da sensação corporal que eles experimentam na prática proposta na qual se aproximam de um estado de “cansaço moderado”.

 

O Caminhar na Escola trabalha com um tema a cada ano. Para 2019, a atividade escolhida como veículo para abordagem ao conteúdo é a modalidade Peteca.

“A modalidade peteca é adequada a diferentes faixas etárias e de fácil adaptação a diferentes espaços, o que favorece a prática por parte dos alunos e pode trazer impacto positivo nos níveis de atividade física deles”, explica João Rafael da Silva Caldeira, um dos coordenadores do Caminhar.

 

Segundo ele, o jogo da peteca contribui para motivar a participação das meninas na prática esportiva dentro do ambiente da escola e da sociedade.

 

Aluna da 7ª série, Maria Eduarda Almeida, de 13 anos, participou da atividade realizada no dia 26 de setembro passado, na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, no bairro Ipiranga, região Nordeste. “Achei essa aula interessante principalmente por me trazer novo conhecimento sobre atividade física e o jogo da peteca”, disse.

 

 

Caminhar nas pistas

Uma outra ação do programa Caminhar é o Caminhar nas Pistas, que oferece acompanhamento e orientação individual ao cidadão sobre a melhor maneira de praticar atividade física.

 

A equipe do Caminhar atua em nove pistas de caminhada de Belo Horizonte, uma em cada regional, com realização de avaliações físicas periódicas e o objetivo de oferecer ao caminhante um acompanhamento individualizado e contínuo.

 

Durante o atendimento, o participante recebe informações sobre seu peso, Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial, circunferências, composição corporal e condicionamento cardiorrespiratório. A ação contempla, mensalmente, cerca de mil atendimentos.

 

 

04/10/2019. Projeto Caminhar. Fotos: Vilma Tomaz/PBH


Últimas Notícias

Crianças brincam de pernas de pau na rua, sobre tapete acolchoado. Blocos de carnaval são atrações do BH é da Gente de domingo, dia 20/10

BH é da Gente, do dia 20/10, tem blocos de carnaval e ação de orientação nutricional como atrações. 

17/10/2019 | 22:20
Vista aérea do Parque Municipal, com prédios ao fundo. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Nos dias 19 e 20/10, vai ter prática de Tai Chi Chuan, orientação sobre saúde vascular, aula de yoga, caminhada meditativa e muito mais.

17/10/2019 | 18:41