Pular para o conteúdo principal

Mesa com autoridades e representantes de usuários, diante de auditório repleto de profissionais e usuáios do SUS.
Foto: Lidiane Sant'Ana

Profissionais e usuários discutem melhorias no SUS

criado em - atualizado em

Mais de mil propostas de melhorias do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), resultantes de debates realizados em março e abril por profissionais e usuários dos vinte centros de saúde do Barreiro, foram discutidas durante a 14ª Conferência Distrital de Saúde Barreiro. Eleitos por suas comunidades, 232 delegados se reuniram na sexta e sábado, dias 19 e 20 de maio, na faculdade UNA Barreiro, com a incumbência de selecionar as propostas a serem levadas para a 14ª. Conferência Municipal de Saúde, que será realizada de 8 a 10 de junho.

 

A abertura, no dia 19, teve o tom do tema central das conferências: “SUS: Nenhum direito a menos”. A mesa foi composta por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da administração regional, dos conselhos municipal e distrital de saúde e também do sindicato. Representando a secretaria de saúde, Renata Mascarenhas, que participou dos debates das comissões locais como gerente de atenção à saúde Barreiro e agora é chefe de gabinete da secretaria, frisou a importância da saúde primária e do Programa Saúde da Família como pilares do sistema. Também destacou o grande envolvimento na etapa local da conferência, que reuniu mais de 1400 pessoas. “Esta conferência é uma oportunidade de mostrar o quanto o Barreiro é forte no controle social e na luta pela melhoria do SUS”, concluiu ao declarar aberto o evento.

 

Ao final do evento, foram selecionadas 90 propostas e escolhidos 144 delegados para representar o Barreiro na etapa municipal.