Pular para o conteúdo principal

Buno Miranda, secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, assina termo de compromisso com representantes da Secretaria Municipal de Educação e professores que viajarão para os EUA pelo programa Improve Your English. Da esquerda para a direita: Ruth Nazareth Mendes (SMED), professora Lucienne de Castro Gomes, Paulo de Tarso da Silva Reis (SMED), Maria Ângela Bomfim (coordenadora do programa) e secretário Bruno Miranda (SMARI), professor Marcos da Silva Manso, Luzia Lisita, presidente do Partners
Foto: Raquel Bernardes/PBH

Professores embarcam para temporada de estudos nos EUA

criado em - atualizado em

Do Havaí para o Colorado. Esta jornada peculiar será percorrida pelo professor de inglês Marcos da Silva Manso, da Escola Municipal Salgado Filho, no Bairro Havaí, região Oeste da capital, rumo a uma temporada nos Estados Unidos. Ele e sua colega Lucienne de Castro Gomes, da Escola Municipal José Madureira Horta, no Bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foram contemplados pelo programa Improve Your English com 30 dias de estudos no Aims Community College, na cidade de Greeley, no Colorado (EUA). 
 

 Lucienne e Marcos assinaram, no dia 20 de junho, um termo de compromisso com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Educação (SMED) e Adjunta de Relações Internacionais (SMARI), em que assumem a responsabilidade de, quando retornarem, compartilhar os conhecimentos adquiridos no exterior com professores e alunos das escolas municipais. O Improve Your English foi criado em 2008 e tornou-se uma programa municipal oficial por meio do Decreto nº 15.993 , de 15 de abril de 2015. A iniciativa visa impulsionar e aperfeiçoar o ensino de inglês na Rede Municipal de Ensino, contribuindo para a internacionalização do município. 
 

Professora de inglês da rede pública há mais de 15 anos, desde 2015 na PBH, Lucienne participa do programa Improve Your English desde o ano passado. Para ela, os resultados são muitos. “Além de colaborar com minha proficiência linguística, pude aplicar na prática as metodologias aprendidas. Essa união da teoria e prática fomentaram minha investigação em minhas turmas, transformando minhas ações pedagógicas. Outro ponto positivo relevante no curso é a possibilidade de aprender com os outros colegas da rede. Esta interação contribuiu para colaboração, discussões, reflexões e novas propostas nas aulas de inglês nas escolas”, relatou. 
 

A expectativa da professora com o intercâmbio nos EUA é grande: “Estou muito feliz e grata pela oportunidade, este intercâmbio contribuirá com minha formação pedagógica, acadêmica e cultural. Meus alunos estão tão entusiasmados quanto eu”, conta. Ela acredita que o ensino de inglês empodera o aprendiz e que deve ser incentivado nas escolas públicas, pois muitos alunos não podem arcar com um cursinho. “Negar o ensino de inglês aos nossos alunos é excluí-los socialmente. Os alunos podem e devem aprender inglês na escola, e o papel do professor e da formação continuada são fundamentais nesse processo”. 
 

Marcos também está animado. Ele leciona inglês desde 1995 e está da Rede Municipal desde 2014. Participante do Improve Your English há um ano e meio, ele percebe os resultados positivos em sala de aula. “Com certeza, o curso é uma forma de relembrar técnicas de ensino e conhecer novas ideias e abordagens para a aprendizagem da língua inglesa. A cada novo tópico, surgem nas aulas discussões e variações das metodologias empregadas, de forma a adaptá-las ao contexto de nossos alunos. Assim, tenho tentado usar cada um dos recursos aprendidos e adaptá-los adequadamente à realidade de nossas aulas. O resultado advém não somente das técnicas usadas e aceitação dos aprendizes, como também pelo próprio revigoramento do professor.” 
 

Ele está ansioso com a viagem que se aproxima e com boas expectativas. “Pelo que já foi informado, uma das principais abordagens de estudo será um tema relevante e atualíssimo no ensino de língua inglesa, o Project Based Learning.” Ele espera voltar revigorado, entusiasmado e disposto a multiplicar os conhecimentos adquiridos nesse curso seus colegas da rede e tantos quantos forem necessário. Em suas próprias palavras, “power is gained by sharing knowledge, not hoarding it” (poder é adquirido pelo compartilhamento de conhecimento, não pelo seu acúmulo”, disse. 

 

Processo seletivo

Lucienne de Castro Gomes e Marcos da Silva Manso foram selecionados para essa experiência por meio de um sorteio realizado na SMED, dentre os professores que tiveram melhor desempenho e melhor frequência em seu curso de capacitação.  Durante o intercâmbio, eles vão se hospedar em casas de famílias de membros da organização não governamental Partners of the Americas, no Colorado. A organização também está provendo o valor da taxa referente à capacitação da Aims College, no valor de US$ 1.000, assim como transporte, alimentação e atividades culturais. Os professores estão custeando as próprias passagens, o seguro de viagem e a taxa de emissão do visto. 


O programa Improve Your English consiste em capacitações, treinamentos, cursos e intercâmbios, proporcionados graças a parcerias com diversas instituições. Dos 202 professores que já participaram, 65 concluíram sua capacitação pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu); outros 75, pela Cultura Inglesa (alguns ainda em capacitação) e, no próximo mês de agosto, será realizada a formatura de mais 62, capacitados pelo British Council.