26 Fevereiro 2025 -
O Jardim Botânico de Belo Horizonte desempenha um importante papel dedicado à pesquisa, conservação e exposição de coleções de plantas, com uma seção destinada, exclusivamente, à produção de mudas. Só em 2024, foram produzidas 119.557 mudas que contribuíram para a arborização pública, recuperação de áreas degradadas e projetos de paisagismo da cidade.
As mudas foram utilizadas na recuperação de importantes parques da cidade que, ao longo de 2024, receberam plantios realizados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) junto à Secretaria de Meio Ambiente e aos parceiros de coletivos de plantios voluntários. Só no Parque Ursulina de Andrade Mello, que sofreu um grande incêndio, foram plantadas mais de 10 mil espécies arbóreas nativas (biomas cerrado e mata atlântica).
As mudas produzidas na Seção de Produção de Mudas do JB também podem ser vistas nos jardins de Burle Marx (Igrejinha da Pampulha, Museu da Pampulha, Casa do Baile), nos baixios de alguns viadutos, como Nansen Araújo e Leste, nos canteiros centrais e também nas áreas externas das estações do Move.
“A produção de mudas arbóreas e ornamentais no Jardim Botânico é realizada com técnicas que garantem a qualidade e a adaptação das plantas ao ambiente urbano e natural da cidade. São produzidas, principalmente, espécies nativas, priorizando aquelas que contribuem para a arborização urbana, recuperação de áreas degradadas e embelezamento de espaços públicos. Essa produção é essencial para a cidade, pois proporciona melhorias na qualidade do ar, na redução da temperatura em áreas urbanas, garantindo sombra e bem-estar para a população, além de fortalecer a biodiversidade local. As mudas também são utilizadas em projetos de reflorestamento e paisagismo, contribuindo para um ambiente mais sustentável. Para este ano, há uma perspectiva de aumento na produção, impulsionada pela crescente demanda por revegetação e arborização”, explica o engenheiro agrônomo e gerente da Seção de Produção de Mudas, André Piovesana.
Novas técnicas de cultivo e ampliação das áreas de produção estão sendo estudadas para atender melhor às necessidades da cidade e garantir um fornecimento contínuo de mudas de qualidade.
Dentre os órgãos da PBH que receberam as mudas, estão a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMSAC), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Secretaria Municipal de Obra e Infraestrutura (SMOBI), Secretaria Municipal de Educação (SMED), atendendo a diversos programas institucionais como Montes Verde, Jardins do Sagrado, Ecoescola, Jardins de Chuva e Adoro BH. As doações também contemplaram instituições externas conveniadas à Prefeitura de BH, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Polícia Militar, Ministério da Cultura e Ministério da Justiça.
Acervo auxilia na conservação e pesquisa da flora regional
O Jardim Botânico realiza ações e estudos voltados para a conservação da flora regional, com destaque para as espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Além disso, colabora na criação de políticas públicas e no desenvolvimento de programas educativos e de pesquisas.
A área de visitação do JB conta com estufas, jardins temáticos, pergolados, praças, lagos e fonte. Em todo o complexo, são mais de 900 espécies expostas entre jardins de folhagens, suculentas, bromélias, plantas medicinais, aromáticas, tóxicas e plantas aquáticas. Já na área reservada à equipe técnica, aberta ao público somente por visita agendada, estão as coleções de plantas vivas, com mais de 4 mil exemplares, em sua maioria nativas de Minas Gerais e destinadas especialmente à pesquisa e à conservação ex situ (fora do ambiente natural).
Além deste acervo, a Botânica Aplicada cuida das coleções de frutos e sementes (1.888 exemplares), do ervanário (277 espécies), da coleção etnobotânica (440 artefatos) e do herbário (16.043 exsicatas). Diversos projetos relacionados à conservação são desenvolvidos para a manutenção e incremento desse importante acervo.
As coleções botânicas do JB são sempre ampliadas e melhoradas por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Com a experiência adquirida, o Jardim Botânico de BH tem uma atuação efetiva dentro da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e, como uma de suas ações, vem estimulando a criação de outras unidades.