13 March 2023 -
O Procon da Prefeitura de Belo Horizonte vai celebrar o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, com o lançamento de uma nova ferramenta de atendimento on-line. A partir de agora, é possível fazer reclamações sem sair de casa, por meio do portal de serviços da PBH. O consumidor abre a reclamação e acompanha todo andamento do processo remotamente.
Além da novidade, o Procon vai promover uma ação especial nesta quarta-feira (15), com um plantão de atendimento em uma tenda montada na Praça da Savassi, das 8h às 14h. A equipe estará disponível para acolher, orientar e esclarecer dúvidas do público consumidor gratuitamente.
“O atendimento on-line é mais uma ferramenta para os consumidores terem acesso ao nosso atendimento. É uma plataforma de reclamações criada para proporcionar a interlocução direta, rápida e sem burocracia entre consumidores e fornecedores. O maior objetivo dessa inclusão é modernizar o trâmite de processos e agilizar a solução das reclamações, tornando o órgão mais acessível ao cidadão belo-horizontino”, explica Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Para acessar o atendimento on-line, o caminho é simples. Basta o consumidor acessar a página do Procon, no canal de serviços da Prefeitura, e clicar no botão "Solicitar". Depois disso, é preciso fazer login com o sistema gov.br e dar seguimento à reclamação. Uma vez finalizada, o acompanhamento da solicitação é feito na mesma página em “Acompanhe sua solicitação", no menu superior do site.
O Procon segue funcionando normalmente também com seus postos de atendimento presenciais, mediante agendamento prévio via internet. Nessa categoria, o consumidor deve solicitar atendimento em uma das seguintes localidades:
BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363, 1º andar – Centro);
Câmara Municipal (Avenida dos Andradas, 3.100 - entrada pela Avenida Churchill - Santa Efigênia);
Núcleo Integrado de Atendimento ao Consumidor (NIACon), (Rua Gonçalves Dias, 2.051 – Lourdes).