Pular para o conteúdo principal

Prefeitura vacina mais de 32 mil pessoas contra gripe e sarampo no Dia D
Foto: Amira Hissa

Prefeitura vacina mais de 32 mil pessoas contra gripe e sarampo no Dia D

criado em - atualizado em

A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Belo Horizonte e buscou a prevenção contra a Gripe e o Sarampo no último final de semana. No sábado, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, foram aplicadas mais de 32 mil doses dos dois imunizantes, sendo 19.027 contra a Gripe e 12.992 contra o Sarampo. 

Para se imunizar contra a gripe, neste dia, foram convocadas as pessoas acima de 60 anos, os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Em relação ao sarampo, puderam se vacinar os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. 

Até o momento, considerando todos os públicos já convocados, a cobertura vacinal está em 18,7% e 15,4%, respectivamente. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% para gripe e 95% para o sarampo. 

As campanhas acontecem até 3 de junho. A aplicação dos dois imunizantes de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar nenhum intervalo. 

Gripe 

No início desta semana a Prefeitura iniciou mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, conforme orientações do Ministério da Saúde. Com a ampliação dos grupos, devem se vacinar as gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas e caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. 

As categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função exercida. Pessoas com comorbidade e deficiência permanente deverão apresentar um laudo ou exame para atestar a condição. As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. 

Os idosos de 60 anos e mais, trabalhadores da saúde e crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos, ainda podem procurar os pontos de vacinação para receber a dose. As aplicações são realizadas em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru. Para evitar aglomerações e ampliar o acesso, os idosos podem se vacinar também nas drogarias Araujo e Droga Clara. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no portal da Prefeitura. 

Sarampo 

A Secretaria Municipal de Saúde já convocou todos os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários para receber a vacina contra o sarampo, sendo as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e todos os trabalhadores da saúde. A imunização é feita, exclusivamente, nos 152 centros de saúde da capital. Os endereços completos, assim como os horários de funcionamento de cada unidade, podem ser verificados neste link