Pular para o conteúdo principal

Prefeitura tem produção de mudas com foco na promoção da alimentação saudável
Divulgação/PBH

Prefeitura tem produção de mudas com foco na promoção da alimentação saudável

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte produz semanalmente mais de 14 mil mudas de hortaliças, condimentares e medicinais, que são destinadas aos agricultores urbanos das hortas comunitárias e institucionais da cidade. A produção é uma das formas do município contribuir com a promoção de uma alimentação mais saudável e consciente da população e o combate à fome.

Todas as sextas-feiras, engenheiros florestais e agrônomos da Subsecretaria de Segurança Alimentar (SUSAN) realizam o plantio de sementes e todos os cuidados necessários para o desenvolvimento saudável das mudas. Todo o processo de plantio nas estufas do Jardim Botânico e no CEMAR - Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos é pautado por práticas agroecológicas, ou seja, sem utilização de agrotóxicos. Em geral, são produzidas mudas de alface, couve, mostarda, rúcula, agrião, cebolinha, salsa, manjericão, coentro e hortelã. A produção também contempla beterraba, berinjela, jiló e alho poró.

Agricultores urbanos cadastrados e os responsáveis pelas unidades produtivas institucionais acompanhadas pela SUSAN podem solicitar as mudas, por meio de um formulário, à área técnica responsável, que repassa orientações importantes para o plantio de cada tipo de produto. Os solicitantes podem incluir também outros insumos, como esterco e poda triturada para o beneficiamento da produção, além de sementes para os vegetais que são de plantio direto, como é o caso da cenoura e do feijão.

A engenheira agrônoma Ana Paula Ferreira, que compõe a equipe responsável pela produção, cultivo e distribuição das mudas, explica como essa oferta beneficia os cidadãos de Belo Horizonte. “Muitas pessoas estão inseridas no que chamamos de desertos ou pântanos alimentares. Então, a presença das hortas proporciona o acesso a uma alimentação fresca, de qualidade, em harmonia com a natureza e sem o uso de agrotóxicos. Dessa forma, as pessoas têm, através dessas mudas, a oportunidade de produzir hortaliças tanto para o consumo quanto para gerar uma renda extra, por meio da comercialização dessas hortaliças que serão produzidas”, explica.

Unidades Produtivas de Agricultura Urbana

São espaços de cultivo que têm o objetivo de promover a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população e para potencializar a coletividade nas comunidades. Estes espaços podem ser constituídos por diversos tipos de cultivos, chamados de Sistemas Agroecológicos, tais como: hortaliças, frutíferas, sistemas agroflorestais, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, PANCs, flores, compostagem, criação de animais, entre outros.

A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), por meio da Gerência de Fomento à Agricultura Familiar e Urbana (GEFAU), oferece apoio à implantação de novas Unidades Produtivas por meio de credenciamento. Para a implantação de uma nova unidade produtiva, é necessário participar do processo de credenciamento, conforme as informações disponíveis na página no Portal da Prefeitura.