15 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu inscrições para 80 vagas destinadas às turmas da Trilha da Agroecologia, sendo 56 destinadas ao público prioritário e 24 para o público geral. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores dos princípios, fundamentos e práticas da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável. Serão duas turmas com encontros semanais nos turnos manhã e tarde. Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos e estar cursando a Trilha da Agroecologia pela primeira vez.
A formação é gratuita e as pessoas interessadas podem fazer as inscrições até o dia 5 de agosto, por meio de formulário disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. O curso conta com formadores técnicos da Prefeitura, especialistas e mestres do saber popular e atores sociais do movimento agroecológico de Belo Horizonte e região.
São consideradas prioritárias pessoas que moram na região da Lagoinha, agricultores da capital e da região metropolitana, servidores públicos de quaisquer esferas com sede em Belo Horizonte, profissionais da Educação que moram ou trabalham na cidade, além de membros de organizações, fóruns e coletivos da sociedade civil que atuam com agroecologia no município ou cidades da região metropolitana. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo os critérios de prioridade estabelecidos.
O plano pedagógico é estruturado com metodologias participativas e aprendizagem ativa com uma carga horária de 56 horas, distribuídas em 14 encontros, com duração de quatro horas. As aulas incluem atividades práticas em territórios que são referências em agroecologia em BH e na região metropolitana, e abordam práticas e conhecimento sobre agroecologia, incluindo temas como manejo agroecológico de agroecossistemas, sistemas agroflorestais, plantas alimentícias tradicionais e não convencionais, plantas medicinais, sementes crioulas, gastronomia agroecológica, culinária ancestral, compostagem, gestão de resíduos, saneamento ambiental, e outros assuntos. As aulas são presenciais no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (Cresan), na Avenida Antônio Carlos, 821, com início nos dias 20 e 22 de agosto.
Formações
A Trilha da Agroecologia acontece semestralmente desde 2018. Faz parte do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido em parceria com diferentes setores das políticas públicas municipais. Além da Trilha da Agroecologia, o programa oferece as trilhas da Cozinha Mineira e Belo-Horizontina, Confeitaria, Panificação e Empreendedorismo Gastronômico, com o objetivo de proporcionar qualificação profissional e a entrada e permanência no mercado de trabalho.