Pular para o conteúdo principal

Banco de Alimentos já destinou mais de 278 mil quilos de doações neste ano
Divulgação/PBH

Banco de Alimentos já destinou mais de 278 mil quilos de doações neste ano

criado em - atualizado em

Mais de 278 mil quilos de alimentos já foram doados este ano pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte a 38 instituições socioassistenciais cadastradas para receber as doações, beneficiando, em média, 8,5 mil pessoas por semana. A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional comemora os resultados obtidos e revertidos ao aproveitamento consciente.

Em 2025, foram coletados mais de 372,5 mil quilos de doações. Só nesta semana, em que foi celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos (29 de setembro), o Sacolão Abastecer, outro equipamento da PBH, direcionou ao Banco de Alimentos quase uma tonelada de hortifrutigranjeiros. Além dos alimentos doados para as instituições, quase 94 mil quilos foram destinados à compostagem.

A nutricionista Isabella Sena, coordenadora do Banco de Alimentos, destaca que receber um quantitativo significativo de alimentos no dia de conscientização reforça a importância da atuação do equipamento da PBH. “A perda e o desperdício de alimentos são preocupantes no contexto da insegurança alimentar, agravando a desigualdade no acesso à alimentação. Neste cenário, o Banco de Alimentos é essencial, pois ajuda a reduzir o desperdício e garante que esses alimentos, ainda ricos em nutrientes, cheguem às pessoas em situação de vulnerabilidade”, aponta. 

O Banco de Alimentos recebe produtos considerados fora dos padrões para a venda, mas adequados ao consumo humano. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, passam por avaliação e seleção criteriosa pela equipe técnica e são repassados para as instituições cadastradas. Para ter direito às doações, a instituição deve produzir e distribuir refeições prontas e gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2024, cerca de 340 mil quilos foram destinados às instituições socioassistenciais, iniciativa que combate a fome, o desperdício de alimentos e complementa milhões de refeições.

Produção de adubo

Completando o ciclo do combate ao desperdício, os produtos que não passam na triagem, por não estarem em condições de consumo, são coletados pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e transformados em adubo utilizado em parques e jardins da cidade.

Atualmente, o Banco de Alimentos conta com 37 doadores fixos, mas esse número pode crescer. Empresas, organizadores de eventos, pessoas físicas, indústrias alimentícias, centrais de distribuição, sacolões, supermercados — incluindo plataformas de e-commerce —, produtores e redes varejistas podem ser doadores. Basta entrar em contato por e-mail (bancodealimentos@pbh.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no Portal da PBH.