Pular para o conteúdo principal

Palhaços em cima do palco
Foto: Ricardo Laf

Prefeitura seleciona circo para a esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi

criado em - atualizado em


A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançaram edital de Chamamento Público para Autorização de Uso Especial da Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. O objetivo é selecionar um circo de lona itinerante que irá integrar a programação do local em 2020. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12 a 20 de março, por meio da internet ou presencialmente.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas nas dependências administrativas do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, localizado na rua Leonil Prata, s/n, bairro Alípio de Melo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Já as inscrições on-line podem ser feitas por meio da plataforma Mapa Cultural BH. O edital completo e o link para inscrições estão disponíveis neste link.

As propostas selecionadas estarão na programação do equipamento no período de 15 de junho a 14 de julho de 2020. O edital estabelece que circo de lona itinerante é aquele em que as apresentações são realizadas por trupes, famílias ou companhias circenses em lona desmontável, com lona no tamanho máximo de 30 metros de diâmetro.

Para se inscrever, os interessados deverão ter pelo menos dois anos de itinerância comprovada no estado de Minas Gerais. Além disso, precisarão comprovar sua atuação por meio de declaração emitida por entidades representativas dos interesses coletivos da comunidade circense, informando que o proponente esteve em pelo menos três cidades de Minas Gerais e realizado no mínimo cinco apresentações em cada cidade nos últimos dois anos.

As propostas recebidas passarão por uma comissão de avaliação e classificação composta por cinco membros titulares indicados pelas entidades representativas, designados por portaria a ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A comissão incluirá um membro representante da regional Pampulha, um designado pela Diretoria de Promoção das Artes, um designado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Minas Gerais, um designado pela Rede de Apoio ao Circo e um servidor público municipal lotado no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. Entre os critérios de avaliação estão a consistência e objetividade da proposta, sua relevância, a qualificação da equipe técnica, além da adequação e viabilidade física.

A diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, destaca que a iniciativa do edital, para além de promoção da linguagem artística circense, mantém uma tradição local. “O terreno onde foi construído o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi é marcado pela ocupação de lonas de circo itinerante. Historicamente, passaram muitas trupes circenses por esse espaço, como ‘Os trapalhões’ e o ‘Circo do Carequinha’. A partir de uma escuta da comunidade, a Fundação Municipal de Cultura manteve a tradição circense como parte da programação”, explica a diretora.



Edital de Ocupação - Circo de Lona Itinerante

Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi
Inscrições: De 12 a 20 de março de 2020
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado - Rua Leonil Prata, s/n – bairro Alípio de Melo
Informações: trbm.fmc@pbh.gov.br ou (31) 3277-6437