14 Fevereiro 2017 -

Prefeitura reforça vacinação e ações de zoonoses
criado em 14/02/2017 - atualizado em 18/02/2022 | 15:52
A Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar a vacinação contra febre amarela na capital. Também serão intensificadas as ações de zoonoses no Bairro Betânia, Região Oeste, próximo ao Parque Jacques Cousteau e em seu entorno, na região Oeste, para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação é preventiva. Nesta segunda-feira, dia 13, foi encontrado um primata não humano morto no parque. Foram coletadas amostras biológicas do animal para serem analisadas por laboratório de referência.
Com o objetivo de proteger a população a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) recomendou a interdição do Parque Jacques Cousteau até que o resultado dos exames sobre a morte do primata seja concluído. A Fundação de Parques Municipais acatou a recomendação da SMSA e irá manter o parque fechado pelo período que for necessário.
As medidas de prevenção, que incluem a vacinação e o combate aos focos do mosquito, têm o objetivo de minimizar o risco de transmissão da febre amarela na capital. A intensificação das medidas de prevenção consiste nas seguintes ações:
• Visitas domiciliares, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para orientar moradores da região a se vacinarem contra febre amarela;
• Instalação de posto extra de vacinação na Região Oeste, em local de fluxo de pessoas e fácil acesso da população à vacina;
• Controle vetorial químico (inseticida) nas edificações instaladas no Parque Jacques Cousteau;
• Fornecimento de telas impregnadas com inseticida para instalação nas edificações localizadas dentro do parque;
• Intensificação das vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) nos imóveis localizados no entorno do Parque, com ênfase no bairro Palmeiras.
Além do posto extra que será montado na Região Oeste, a Prefeitura de Belo Horizonte irá instalar mais três postos extras de vacinação nas regiões do Barreiro, Pampulha e Venda Nova. Esses postos extras de vacinação serão definidos tendo como critério a facilidade do acesso e o fluxo de pessoas. Com essas medidas, a SMSA pretende reduzir a sobrecarga dos 150 centros de saúde e ampliar o acesso da população à vacina.
Também haverá reforço na vacinação realizada nos 150 centros de saúde. Serão contratados seis enfermeiros e 82 técnicos/auxiliares de enfermagem. A SMSA identificou 38 Centros de Saúde que estão registrando as maiores demandas pela vacina e, por isso, vão receber um número maior de equipes para a vacinação. A contratação é temporária, com duração de três meses, sendo possível a prorrogação.
É importante reforçar que não há surto de febre amarela em Belo Horizonte. Todas as medidas que estão sendo tomadas têm caráter preventivo e visam à proteção da população da capital. Em Belo Horizonte, só neste ano, 258.402 pessoas já receberam a vacina contra a febre amarela. Até o momento a capital já recebeu 680 mil doses da vacina. No ano passado, foram vacinadas 140 mil pessoas contra a doença. A vacina é a principal forma de se prevenir contra a febre amarela e duas doses são suficientes para garantir a proteção.
Telagem contra Aedes aegypti
Nesta terça-feira, dia 14, a partir das 9h30, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a instalar telas com inseticidas na UPA Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 175, Venda Nova), com o objetivo de impedir a entrada de Aedes aegypti na unidade, protegendo usuários e trabalhadores.
Desde janeiro, a PBH já instalou telas no Hospital Eduardo Menezes e Hospital Infantil João Paulo II (FHEMIG). Após a telagem da UPA VN, as demais Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital começam a receber as telas. Belo Horizonte iniciou de forma pioneira a telagem de residências, priorizando na primeira fase as casas de gestantes. Ao todo, já foram instaladas 730 telas em todas as regiões da capital.
Notícias Relacionadas
Carnaval de Belo Horizonte atrai diversas empresas parceiras
02/02/2023 | 16:12
PBH nomeia mais 93 médicos para atuarem nas unidades de Saúde da capital
01/02/2023 | 18:12
Prefeitura declara aberto o Carnaval de Belo Horizonte
01/02/2023 | 15:39