Pular para o conteúdo principal

Prefeitura reforça o chamado para vacinação contra a gripe e covid-19
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura reforça o chamado para vacinação contra a gripe e covid-19

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte reforça o chamado ao público alvo para a vacinação contra gripe e covid-19. As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em pontos extras. Esses imunizantes são importantes, pois reduzem as complicações em caso de infecção pelas doenças. Os endereços de todas as unidades, assim como o horário de funcionamento dos locais que ofertam as doses, por tipo de imunizante (gripe e covid-19), podem ser verificados on-line.

Gripe

As vacinas contra a gripe estão disponíveis para todos aqueles que tenham a partir de 6 meses de idade. Até o momento, cerca de 596 mil pessoas já foram vacinadas. Considerando o público prioritário definido pelo Ministério para fins de cobertura vacinal, foram aplicadas cerca de 304 mil doses, o que corresponde a uma cobertura de 50%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Covid-19

Já a dose contra a covid-19, atualmente, está sendo aplicada em todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A aplicação protege contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5 e, até o momento, cerca de 59 mil pessoas já foram vacinadas. Para ser imunizada, a pessoa que faz parte do público convocado deve ter recebido a última dose há, pelo menos, três meses.

Além disso, os imunizantes contra a covid-19 foram incorporados ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Por isso, para esse público, a disponibilização dos imunizantes ocorre independentemente de campanhas em andamento e de acordo com a situação vacinal.

Documentação para a vacinação

No momento da aplicação dos imunizantes, seja contra a gripe ou contra a covid-19, é necessário apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Em caso de crianças e adolescentes é indispensável a presença de pais, mães ou responsáveis. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar um termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado.