Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza repescagem para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura realiza repescagem para crianças dos grupos prioritários

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará, na segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de janeiro, ações de respescagem para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. Inicialmente, as aplicações serão feitas em nove escolas municipais da capital, uma em cada regional da cidade. Ampliações para outras unidades podem ser feitas de acordo com o recebimento de novas remessas de vacina e o chamamento de novos públicos.


No sábado, dia 15 de janeiro, foram aplicadas 2.843 doses de vacinas contra a Covid-19 no público convocado. Com o quantitativo remanescente, o município já iniciará ações de repescagem em instituições de ensino. A estratégia foi definida para que o grupo não fique em contato direto com pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que estão sendo atendidos nas unidades de saúde.

Os horários de imunização nas escolas serão distintos nas duas datas. Na segunda-feira, dia 17 de janeiro, as aplicações serão feitas das 10h às 16h. Já na terça-feira, dia 18 de janeiro, das 9h às 16h. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a vacinação contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate à infecção pelo Sars-CoV-2.


Nos dias de repescagem, a criança com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas, deve estar acompanhada de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, haverá a necessidade de apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado no portal da Prefeitura, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.


Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças com as comorbidades disponibilizadas neste link. Para a aplicação, a orientação é que apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original. Além do documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.


Já a imunização das crianças acamadas ou com mobilidade reduzida terá início na segunda-feira, dia 17 de janeiro. As equipes entrarão em contato com as famílias daqueles que têm cadastro nos Centros de Saúde para o agendamento. A vacinação dessas crianças será realizada ao longo da semana por equipes volantes. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a unidade mais próxima para agendar a imunização. Os telefones e endereços estão disponibilizados no portal da Prefeitura.


A ampliação da vacinação para as crianças sem comorbidades será feita de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassado ao município.


Na próxima semana haverá ainda a aplicação da dose de reforço para faixas etárias que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses. Os chamamentos continuarão a ser feitos, mas a partir de quarta-feira, dia 19 de janeiro, se uma pessoa, independentemente da idade, já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.


Confira a programação de vacinação contra a Covid-19 atualizada:


Dia 17/01, segunda-feira: - início da aplicação da primeira dose para crianças acamadas ou com mobilidade reduzida de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio;


- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidade de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e da comorbidade. A aplicação das vacinas será feita em escolas municipais.


Neste dia não haverá vacinação em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru para nenhum grupo prioritário ou faixa etária. As equipes de saúde estarão empenhadas na aplicação de vacinas em crianças acamadas ou com mobilidade reduzida e ações de repescagem em escolas.


Dia 18/01, terça-feira: - aplicação da primeira dose para crianças acamadas de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio;


- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidade de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e da comorbidade. A aplicação das vacinas será feita em escolas municipais.


Neste dia não haverá vacinação em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru para nenhum grupo prioritário ou faixa etária. As equipes de saúde estarão empenhadas na aplicação de vacinas em crianças acamadas ou com mobilidade reduzida e ações de repescagem em escolas.


Dia 19/01, quarta-feira: dose de reforço para pessoas de 53 e 51 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;


Dia 20/01, quinta-feira: - dose de reforço para pessoas de 49 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;


- dose de reforço para pessoas de 19 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;


Dia 21/01, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 18 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;


- repescagem de dose de reforço para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.


Dose de reforço


Para que as pessoas possam receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de pelo menos 4 meses.


Os chamamentos continuarão a ser feitos, mas a partir de quarta-feira, dia 19 de janeiro, se uma pessoa, independentemente da idade, já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.


Horário de funcionamento


Inicialmente, nas duas primeiras datas, o horário de vacinação nas escolas não será o mesmo. Na segunda-feira, dia 17 de janeiro, as aplicações serão feitas das 10h às 16h. Já na terça-feira, dia 18 de janeiro, das 9h às 16h. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.


O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. É importante lembrar que os locais voltarão a funcionar na quarta-feira, dia 19 de janeiro, considerando a imunização das crianças e o empenho das equipes de saúde.

A Prefeitura reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.