Pular para o conteúdo principal

Intrutora mostra maquete para sete garotos da Rede de Ensino Fundamental.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura realiza "Rede de trocas da Educação Integral e Ensino Fundamental"

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste mês de novembro a Rede de trocas da Educação Integral e Ensino Fundamental. O objetivo é integrar e divulgar para a cidade as ações do Programa Escola Aberta e Escola Integrada.

 

O destaque deste ano é a realização da décima primeira edição do Cortejo da Educação Integral, marcado para quarta-feira, dia 14, na área central da cidade (Regional Centro-Sul). Com início previsto para as 8h e encerramento às 12h, envolverá cerca de mil (1000) participantes, entre estudantes, educadores, gestores municipais, servidores, parceiros da PBH e outras instituições.

 

Os participantes serão organizados em três 3 grupos que se concentrarão em locais distintos: Praça Tiradentes, Praça Afonso Arinos e Rua Sapucaí. Desses pontos, sairão em cortejo pelas ruas e avenidas do centro e se encontrarão em frente ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na avenida Afonso Pena,1377. Dentro da Parque serão realizadas atividades de congraçamento entre os atores que participam da Educação Integral e a entrega de certificados às escolas participantes do Programa Escola Segura.


 

Rede de Trocas

O evento Rede de Trocas apresenta extensa programação em diversos espaços da cidade para divulgação dos trabalhos de relevância pedagógica, desenvolvidos pelas escolas, ao longo do ano, com os estudantes da Rede Municipal de Educação.

 

O programa inclui a realização da Mostra de Investigação Científica Escolar (MICE), da Gincana de Matemática (Gincamat), e do Festival de Minicurtas (FEIMC), que terá como tema Diversa cidade: o que vejo da minha janela. Nesta VI edição do festival serão premiados os estudantes que se destacaram nas categorias Animação e Documentário.

 

A programação também prevê a entrega do Selo BH Sustentável, que tem por objetivo incentivar a prática de educação ambiental e da sustentabilidade. Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Certificação valoriza os trabalhos realizados pelas escolas e incentiva os participantes a se empenharem cada vez mais nas ações de sustentabilidade. O Selo será entregue para as escolas que se destacaram no quesito economia de água.


 

Programa Escola Segura

O Programa Escola Segura é uma ação intersetorial das secretarias municipais de Educação, de Saúde e Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), que busca modificar o comportamento de risco no trânsito.

 

Com ações de Educação para o trânsito e a sinalização de vias públicas, o programa tem como objetivo educar a população para atitudes mais seguras e responsáveis, diminuindo o risco de acidentes de trânsito no entorno das escolas.