Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Prefeitura realiza palestras virtuais para servidores em setembro

criado em 08/10/2021 - atualizado em 08/10/2021 | 14:54

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Movimenta PBH, promoveu encontros com diversos temas para os servidores e colaboradores da administração municipal durante o mês de setembro. Os bate-papos virtuais tiveram como temas a tireóide, as proteínas e a prevenção ao suicídio. Os encontros têm o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. 

A tireoide foi o tema da primeira palestra, realizada dia 9. A médica Priscila Segatto conversou com os participantes sobre as disfunções desta glândula, hiper e hipotireoidismo, entre outras condições clínicas, como bócio, nódulos e câncer da tireoide. Também abordou os sinais e sintomas de alterações e seus tratamentos e controle, bem como da importância da tireoide para o equilíbrio do organismo e quais são suas principais funções. 

“Ela tem as funções de regular os metabolismo energético e da glicose, dos ácidos graxos, das proteínas e da regulação hormonal. O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, enquanto o hipertireoidismo é mais frequente em mulheres (cinco vezes mais do que em homens) e em tabagistas. É bom lembrar que existem receptores de hormônios tireoideanos em praticamente todas as células: sistemas nervoso, cardiovascular, musculoesquelético, fígado, rim, hipófise e hipotálamo”, explicou. 

Angela Guimarães é bióloga e técnica superior de saúde na Gerência Regional de Controle de Zoonoses Nordeste. Ela participou da palestra e achou o evento muito interessante. “Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha em relação a doenças desta glândula. Tenho hipotireoidismo e a médica falou muito bem e esclareceu tudo sobre o tema”, disse.
 
Para dar continuidade às palestras sobre alimentação saudável, a  Prefeitura e a Unimed-BH realizaram a 8ª edição do encontro virtual no dia 14. Dessa vez o tema foi proteínas. A nutricionista Cleunice da Silva Castro falou sobre as proteínas animal e vegetal, veganismo e suplementação. 
 
“As proteínas são um conjunto de aminoácidos que têm como principais funções a produção de enzimas, contração muscular e transporte de oxigênio. Uma alimentação saudável deve conter macronutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. A indústria tem uma influência enorme em nossa alimentação e devemos ficar atentos quanto a esse ponto. Geralmente, a maioria das pessoas não precisa de suplementos em sua dieta”, ressaltou. 
 
A professora Paula Moura trabalha na Escola Municipal Ulysses Guimarães e participou do encontro. “A Cleunice é muito boa, tanto na exposição quanto nas explicações, e foi muito atenciosa ao responder as questões do chat. Minha alimentação é ok, mas não excelente. Costumo ingerir a quantidade mínima de proteínas diárias recomendadas, mais no café da manhã e almoço. Estas ações do Movimenta são muito boas, aproveito ao máximo e sempre indico aos colegas”, enfatizou.
 
O Movimenta PBH também realizou no último mês uma palestra on-line para integrar as ações da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Promovida no dia 24 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a conversa abordou o mal-estar da vida contemporânea e o impulso para a morte, a posição subjetiva, os embaraços do luto, a dor de existir e a melancolia. Outros tópicos tratados foram desafios que agregam o mal-estar da época à questão da fragilidade dos laços com a vida. 

Os palestrantes foram Laura Lustosa Rubião, psicanalista e supervisora na Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Guilherme Cunha Ribeiro, psiquiatra na Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde; e Camila Alvarenga, psicanalista, sanitarista e coordenadora dos Serviços de referência da Gerência da Rede de Saúde Mental  da Secretaria Municipal de Saúde. 

Todos os eventos são gravados e estão disponíveis no EAD da Prefeitura e podem ser acessados neste link