Pular para o conteúdo principal

Fachada da Casa do Baile durante o dia.
Foto: Nathalia Turcheti

Prefeitura realiza obra de readequação na Casa do Baile

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dá início, na próxima semana, a mais uma etapa do projeto de readequação do Conjunto Moderno da Pampulha ao plano de intervenções proposto pela Unesco, quando do reconhecimento do local como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Para atender às diretrizes de restauro e manutenção, a guarita localizada ao lado da ponte que dá acesso à Casa do Baile será demolida e o gramado no local replantado. A obra visa garantir a visibilidade da edificação, bem como sua integridade e autenticidade, prevendo a restauração da entrada original mediante pesquisa histórica e arquitetônica.

 

Prevista no Plano de Intervenção do Conjunto Moderno da Pampulha, a obra também contribuirá para que a Casa do Baile possa ser contemplada de forma mais livre, sem impedimentos visuais, valorizando as suas formas únicas e a paisagem no local. “Este plano tem como objetivo garantir a fruição do Conjunto, e em particular, no caso da Casa do Baile, esta ação também impacta na manutenção de sua integridade e autenticidade”, afirma Janaína França, gerente do Conjunto Moderno da Pampulha.

 

Fechamento temporário

Com o intuito de proteger os demais elementos arquitetônicos no entorno da guarita, e também por motivo de segurança, a Casa do Baile será fechada à visitação por cerca de cinco dias, podendo esse prazo ser reduzido de acordo com o andamento dos trabalhos. A previsão é de que a Casa do Baile permaneça fechada do dia 18 ao dia 22 de dezembro.