7 Fevereiro 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira (8), às 9h, mutirão de limpeza e recolhimento de objetos que acumulam água na bairro Nova Cintra, região Oeste da capital. A iniciativa de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, tem a participação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
Durante a ação, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) também alertam a população sobre a responsabilidade de cada um no processo de eliminação dos possíveis focos do mosquito. Essa estratégia de prevenção é realizada o ano todo e, somente em 2023, foram realizadas 283 ações em todas as regionais, com mais de 433 toneladas de materiais recolhidos pela SLU. Já em 2024, até o momento, foram 21 ações, com aproximadamente 27 toneladas de resíduos recolhidos.
Para mobilizar a população, dias antes do mutirão os ACEs percorrem as ruas do bairro onde será realizada a ação e informam a população sobre a data e horário. Cabe reforçar que, para manter a vigilância dengue, chikungunya e zika na capital, é imprescindível que as pessoas colaborem e reforcem os cuidados também dentro dos próprios imóveis, já que mais de 86,9% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 2023.
Confira alguns cuidados básicos que devem ser adotados:
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.