Pular para o conteúdo principal

Professores municipais participam de Pré-conferencia de redação em quadra. Na foto, grupo de 30 pessoas.
Foto: Guilherme Brasil/PBH

Prefeitura realiza conferências de Educação nesta semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nesta semana, a VIII Conferência Municipal de Educação e a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). As conferências serão realizadas junto ao Conselho Municipal de Educação e ao Fórum Permanente de Educação.

As duas conferências acontecem, simultaneamente, nos dias 29 de junho, e nos dias 1º e 2 de julho, no Hotel Ouro Minas (Av. Cristiano Machado, 4.001, Bairro Ipiranga).  Cerca de 700 pessoas devem participar dos três dias de discussão sobre as políticas educacionais.

 

Conferências

Na VIII Conferência Municipal, o objetivo é discutir as diretrizes da política municipal de Educação na perspectiva da garantia desse direito, além de promover a eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Educação para o período de 2017 a 2019. Já na Conae-BH, a meta é discutir a consolidação do Sistema Nacional de Educação e do Plano Nacional de Educação. Nesta conferência, serão eleitos os delegados que participarão da etapa estadual da Conae 2018.
 

As duas Conferências terão como base os oito eixos temáticos de discussão trabalhados nas pré-conferências, que ocorreram no dia 10 de junho, em todas as nove regionais da cidade. Na VIII Conferência Municipal, os delegados, eleitos nas pré-conferências, se dividirão em grupos para discutir e consolidar propostas em cada eixo e colocar as propostas em votação na plenária, com todos os integrantes. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual da Conae 2018.

Participam das Conferências representantes da Rede Municipal de Educação (RME-BH), da Rede Estadual, da Educação Superior, de Sindicatos, de pais e de estudantes.  Algumas vagas para observadores ainda estão disponíveis. Mesmo as pessoas que não participaram dos encontros preparatórios podem se inscrever como observadores na VIII Conferência Municipal e na Conae-BH.