Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promoveu encontros virtuais durante o mês de julho
Foto: PBH/ Arte

Prefeitura promoveu encontros virtuais durante o mês de julho

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu, no mês de julho, mais uma série de encontros virtuais para os servidores e colaboradores da administração municipal. As reuniões voltadas à promoção do bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental, fazem parte do programa Movimenta PBH.

 

O primeiro evento, realizado no dia 5/7, tratou das hepatites virais. A ação integrou as atividades voltadas à Campanha Julho Amarelo, sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A médica Cíntia Faiçal, que é  referência técnica da Coordenação à Saúde Sexual e Atenção às IST’S/AIDS e hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde, conversou com os participantes sobre as formas de contágio, de se proteger,  como é feito o diagnóstico, as vacinas contra as hepatites A e B, quais são os possíveis tratamentos e os casos recentes da doença  em crianças

 

“A pessoa deve buscar atendimento médico em caso de exposição a alguma situação de transmissão das hepatites virais”, alertou Cíntia.

 

O encontro seguinte, no dia 7/7, foi sobre gestação e abriu a série de quatros bate-papos on-line do grupo "Gestação, Maternidade e Paternidade". A proposta é reunir servidores com especialistas de diversas áreas para tratar de assuntos relevantes sobre esse universo.  

 

Nesta primeira conversa a convidada foi a obstetra Rayana Campos, que destacou os riscos na gestão e reforçou sobre a importância do aleitamento. “No primeiro trimestre pode acontecer aumento do volume de sangue circulante, redução da pressão arterial, frequência cardíaca aumentada, trombose e alterações imunológicas. O que não é normal é acontecer sangramentos e dores intensas. Quanto ao aleitamento, a Organização Mundial de Saúde recomenda ser exclusivo até 6 meses e parcial até 2 anos”, disse Rayana.

 

Na sequência dos encontros do grupo, a psicóloga Renata Rabelo falou sobre a preparação para a chegada dos filhos. “Se possível, antes mesmo de se descobrirem grávidos, o casal deve buscar entender os impactos que a chegada de um filho terá em suas vidas. Pai e mãe devem pesquisar os conhecimentos sobre a criação do filho, refletindo como foi sua própria criação e qual o modelo planejado para a criança. É fundamental o alinhamento do casal neste processo”, falou Renata. A palestra ocorreu no dia 21/7

 

Já no dia 13/7, a médica Vitória Faustino conduziu o encontro sobre as doenças de inverno. “Pesquisas do DataSUS apontam que as doenças respiratórias representam as principais causas de internação no nosso país com mais de um milhão de casos por ano. As pneumonias (virais ou bacterianas) são consideradas como a quarta maior causa de óbito no Brasil. Para a prevenção é importante lavar as mãos com frequência, deixar os ambientes bem ventilados e manter a carteira de vacinação atualizada”, aconselhou Vitória. 

 

Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.