27 November 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte e a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, formalizaram nesta quinta-feira (27) Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o compartilhamento de informações que vão subsidiar políticas públicas de segurança viária, com foco especial na redução de acidentes com motociclistas.
Uma das ações previstas é o compartilhamento de dados para envio de alertas automáticos aos condutores de moto em trechos com maior risco de acidentes, realização de cursos de formação em segurança viária, além da distribuição de capacetes e coletes reflexivos para os parceiros mais ativos da plataforma.
O compartilhamento dos dados ocorrerá em formato aberto e com atualização trimestral, respeitando as regras de confidencialidade e a legislação de proteção de dados. Também estão previstas reuniões, oficinas e estudos conjuntos para identificar pontos críticos e propor melhorias de engenharia, fiscalização e operação de trânsito.
O prefeito Álvaro Damião ressalta que este acordo ora assinado faz parte da decisão da Prefeitura de buscar as melhores tecnologias disponíveis no mercado para criar um ambiente que melhore a mobilidade e a qualidade de vida dos belo-horizontinos. "Eu não busco protagonismo e nem quero reinventar a roda. O que já deu certo em outros lugares, eu corro atrás, nossa equipe avalia, e se for possível a gente traz para BH. Eis agora uma ação concreta que trará enormes benefícios pra nossa gente".
Em Belo Horizonte, existe a necessidade de medidas específicas para aumentar a segurança no trânsito. “O acordo é importante para propormos ações que ajudem a reduzir os acidentes com trabalhadores de aplicativo. Teremos informações mais precisas, que permitirão direcionar nossas campanhas e reforçar a segurança no trânsito”, ressalta Jussara Bellavinha, subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR).
Os dados fornecidos pela 99, como mapas de calor de acidentes, informações de telemetria e dados da ferramenta “Relatório de Direção” serão utilizados pela Prefeitura para identificar pontos críticos e direcionar campanhas educativas. "A segurança sempre foi um dos pilares da atuação da 99, e vemos este acordo como uma oportunidade de colocar nossos dados a serviço da cidade. As informações da nossa plataforma podem colaborar para tornar o trânsito mais seguro para todos na região", comenta Simeng Wang, diretor geral da 99 no Brasil.
O ACT envolve um plano de trabalho com as atividades a serem desempenhadas por cada uma das partes em um período de 12 meses, podendo ser prorrogado. O acordo não envolve repasse de recursos entre o município e a 99.
Chegada da 99Food e pontos de apoio em Belo Horizonte
A 99Food iniciou as operações em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité e Nova Lima no dia 13 de novembro. Desde então, os moradores das regiões contam com uma nova opção de delivery. A iniciativa conta com investimentos de R$100 milhões, parte dos R$2 bilhões anunciados pela empresa até junho de 2026.
Além disso, a 99 também anuncia três pontos de apoio para motociclistas na região. Um deles a ser construído em Belo Horizonte e outros dois com reforço de estrutura para dois restaurantes parceiros, com oferecimento de água e banheiros. O objetivo é ter ambientes onde os entregadores possam fazer uma pausa ao longo do dia.
A 99 é uma empresa de tecnologia focada em conveniência e soluções para o dia a dia dos brasileiros. Parte da DiDi Global Inc., líder mundial em mobilidade, conecta pessoas em todo o Brasil com serviços de transporte, pagamentos e delivery — tudo em um único aplicativo.