Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove formação com foco em aproveitamento de alimentos
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura promove formação com foco em aproveitamento de alimentos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nestas terça (27) e quarta-feira (28), das 13h às 17h, uma formação na área de segurança alimentar e nutricional para os profissionais envolvidos no processo de produção de refeições que atuam nas instituições atendidas pelo Banco de Alimentos. Com foco no aproveitamento integral e boas práticas de manipulação, o objetivo é qualificar o atendimento e as equipes da rede. Atualmente, o banco realiza doações para 46 instituições socioassistenciais, que atendem mais de 6 mil pessoas por semana. A capacitação será realizada no auditório do Banco de Alimentos de Belo Horizonte, localizado na rua Tuiuti, 888, Padre Eustáquio.

 

Alinhados aos conteúdos teóricos, os participantes terão aprendizagem prática com abordagem voltada para o controle do desperdício, aproveitamento integral dos alimentos, boas práticas, manipulação higiênica, além de conhecimentos sobre contaminantes alimentares e doenças transmitidas.

 

Para fazer parte da rede beneficiária do Banco de Alimentos a instituição deve produzir e distribuir refeições prontas e gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O processo de cadastro e manutenção das instituições na rede beneficiária está diretamente ligado à participação nas atividades educativas e passa pela capacitação dos/as manipuladores/as de alimentos para as instituições cadastradas.

 

Banco de Alimentos

 

Importante política pública brasileira que contribui efetivamente para a promoção do direito humano à alimentação adequada e ao combate à fome, o Banco de Alimentos de Belo Horizonte faz parte da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN). Busca contribuir para a redução da insegurança alimentar da população Belo Horizontina em situação de vulnerabilidade social e nutricional, por meio da doação de alimentos, da redução do desperdício, da promoção de ações educativas, dos estímulos à responsabilidade social e do estabelecimento de parcerias entre governo, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

 

Os alimentos coletados junto à rede de doadores são avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos e, em seguida, repassados para as instituições cadastradas, em forma de kits, segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos. Além da distribuição dos alimentos, a equipe do Banco realiza visitas técnicas periódicas nas instituições, com a finalidade de orientar a melhor utilização dos alimentos, aprimorar as boas práticas e promover cardápios mais saudáveis.