Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove curso de Mindfulness para servidores

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do programa Movimenta PBH e da Gerência de Saúde do Servidor, promoverá, até o dia 29/10, uma série de oito encontros do programa Mindfulness para os servidores da Prefeitura Belo Horizonte. O Mindfulness, que significa atenção plena, é uma técnica que integra corpo e mente e permite a mudança na maneira como as pessoas se relacionam com a vida, como pensam e sentem suas experiências, especialmente em situações estressantes.
 

As aulas são ministradas pela instrutora Fernanda Maurício Simões, do Plenamente Centro de Mindfulness, em formação pelo programa Mente Aberta da UNIFESP. Ela explica que as pessoas buscam o Mindfulness como uma possibilidade de mudar a relação com suas próprias experiências. O objetivo é desenvolver um estado de consciência no qual as pessoas estejam no momento presente.
 

“A sociedade em que vivemos favorece muito um modo de vida que chamamos de piloto automático. Nesse modo, estamos ancorados no passado ou no futuro, envolvidos em múltiplas tarefas, e perdemos o momento em que estamos vivendo. Com a inserção das tecnologias em nossas vidas, nosso tempo de concentração diminuiu ainda mais. Isso tudo acaba levando ao adoecimento da população. O Mindfulness nos ajuda a viver o aqui e o agora”, explica Fernanda.
 

A professora de Educação Infantil Elisangela Carvalho trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Venda Nova e participa do curso. “É muito legal essa iniciativa da PBH em promover essas aulas de Mindfulness. Já tinha interesse em fazer o curso, mas não pude por questões financeiras. Ter sido contemplada no sorteio para o curso foi um presente, é ótimo para o controle do stress e da ansiedade. A instrutora nos mostra como precisamos nos conhecer e nos permitir ter sensações que ignoramos no nosso dia a dia, por estarmos focados no futuro ou até mesmo em coisas do passado”, relatou.
 

Essa é a segunda turma do Mindfullness formada por servidores da PBH. Devido às características da atividade, o programa é estruturado para um grupo de 12 pessoas e aulas têm duração de duas horas cada. De acordo com a coordenadora do setor de Saúde Funcional, Juliana Cury, mais de 900 pessoas se inscreveram para participar do programa. O Movimenta PBH e a Gerência de Saúde do Servidor estudam a possibilidade de viabilizar o atendimento a mais servidores com a formação de novas turmas, em virtude da grande demanda.