Pular para o conteúdo principal

Idoso, sentado, se consultando com técnica de saúde, em local aberto, durante o dia.
Foto: Mara Damasceno/PBH

Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Centro de Saúde Cachoeirinha, região Nordeste, já iniciou as comemorações ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro de cada ano. Na última semana, todos os espaços do Cachoeirinha foram preenchidos com atividades de valorização e promoção à saúde desse público.

 

Com uma programação bem diversificada, durante todo o dia, os idosos passaram por avaliações do quadro clínico funcional e odontológica e, às mulheres, ainda foi ofertada avaliação ginecológica. Também foram disponibilizadas oficinas de nutrição e fonoaudiologia, equilíbrio e prevenção de quedas, sexualidade, memória e confecção de flores. Ainda fizeram parte da programação, palestras sobre os direitos da pessoa idosa e prevenção ao suicídio.

 

A participação do Hospital das Clínicas no evento, por meio do Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, também se destacou com uma roda de conversa com os profissionais da unidade sobre a saúde das pessoas idosas. Para encerrar o evento, um baile garantiu a descontração e interação de todos os participantes.    

 

Antônio José Braz Filho, 81 anos, morador do Cachoeirinha, participou do evento e aprovou as comemorações. “Foi um dia bastante produtivo, fiz a medição da minha pressão, passei pelo dentista e participei de várias oficinas. Cheguei à unidade às 7h50, fui em casa almoçar no final da manhã e ainda retornei para o baile, gostei muito de participar das atividades”, disse Antônio. 

 

Assim como Antônio, Dalva Ezequiel Alves Teixeira, 76 anos, também participou das comemorações. “Fui muito bem acolhida em todas as atividades que participei. É muito bom termos um dia de atividades e tantos serviços dedicados a nós. Me senti muito valorizada diante de tantos cuidados”, ressaltou a moradora.

 

Para a gerente do Centro de Saúde Cachoeirinha, Marolina Aparecida Barroso dos Santos, o evento, além de proporcionar um dia diferenciado para os idosos assistidos pela unidade, proporcionou momentos muito produtivos com a oferta de vários serviços de saúde. “Tivemos a oportunidade de avaliar a vulnerabilidade dos idosos que participaram das atividades, verificar as prioridades e fazer os devidos encaminhamentos”, disse a gerente.

 

Para a geriatra da Prefeitura, Flávia Lanna de Moraes, integrante do projeto Mais Vida em Casa, desenvolvido na região Nordeste, atividades como essa reforçam o vínculo do usuário com a unidade de saúde, além de ser uma grande oportunidade para identificar os principais problemas que envolvem os idosos da comunidade e buscar a solução por meio das intervenções necessárias.

 

Localizado na rua Borborema, 1.325, Cachoeirinha, o Centro de Saúde Cachoeirinha atende a população dos bairros Cachoeirinha e Renascença. Entre os assistidos, cerca de 4.500 pessoas são idosas.