Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove atividades culturais que destacam a igualdade racial
Ricardo Laf

Prefeitura promove atividades culturais que destacam a igualdade racial

criado em - atualizado em

Desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Agenda RIC 2024 reúne, em uma programação conjunta, atividades pertinentes à temática racial realizadas por meio da política cultural do município. Neste mês de junho, a programação apresenta uma série de eventos e atividades, tais como exposições, exibições de filmes, oficinas de capoeira e dança, entre outras atrações. A iniciativa integra o Programa Rede de Identidades Culturais – RIC, política permanente de promoção e reparação da igualdade racial, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. A programação completa da Agenda RIC de junho pode ser consultada no Portal da PBH

Também integra o Programa Rede de Identidades Culturais o Conteúdo “110+10 Personalidades Negras”, publicação virtual informativa e de reconhecimento à trajetória de pessoas negras. Em junho, a homenageada é a poeta-slammer, ativista, educadora social e membro fundadora da Academia Nova-limense de Letras, Nívea Sabino. Formada em comunicação social e artista de destaque na cena literária e slam em Minas Gerais e no Brasil, Nivea tem uma longa trajetória nas artes das palavras. Em 2010, iniciou as intervenções poéticas no “Coletivoz”, sarau que acontece na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e desde então está constantemente presente em saraus e slams — encontros de poesia falada e performática. 

A partir da experiência de vida e memórias no interior de Minas Gerais, escreveu “Interiorana”, seu primeiro livro, lançado pela editora Padê em 2016, no qual reúne lembranças da infância e reflexões sobre várias temáticas pertinentes à sua trajetória. Pelo destaque nas letras e pelo sucesso do primeiro livro, a autora foi co-curadora no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH 2019. A artista é uma das organizadoras da “Roda BH de Poesia”, movimento itinerante que une poesia falada e performance em diversos espaços da cidade. Saiba mais sobre Nívea Sabino e outras personalidades homenageadas pela iniciativa na página do Programa Rede de Identidades Culturais - RIC, no Portal da PBH

Programação cultural

A Agenda RIC 2024 aborda, como tema central, os 110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus, trazendo a celebração da vida e obra dos dois expoentes do pensamento negro no Brasil. O mês de junho conta com diversas atividades artísticas e formativas, pautadas na diversidade cultural, cidadania, equidade racial, democracia e diálogo intersetorial, realizadas nos centros culturais, centros de referência, museus e teatros municipais de Belo Horizonte. 

Entre os destaques deste mês estão as apresentações do espetáculo “Marcas do Tempo”, no Centro Cultural Salgado Filho, no sábado (8), às 16h, e no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, no domingo (9), às 19h. A peça traz os artistas Maria Célia Nunes e Alan Najara encenando contos surpreendentes baseados na história de três mulheres, de diferentes classes sociais, ao longo da história do Brasil. A montagem conta com trilha sonora executada ao vivo. A classificação é 14 anos. 

Também no sábado (8), a partir das 9h30, o Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira sediará a “Reunião do Fórum da Capoeira”, visando tratar de assuntos sobre a capoeira em Belo Horizonte, com indicação de público maior de 18 anos. O espaço receberá ainda o “Inventário do Samba”, trazendo palestra com o professor Luiz Antonio Simas, seguida de roda de samba, sábado (15), das 14h às 18h. 

Já o Centro Cultural Usina de Cultura promove nos dias 8 e 15, sábados, a oficina “Saberes e Sabores”, na qual o público poderá descobrir um pouco sobre a influência da cultura africana na culinária mineira. Tutu, pastel de angu e feijão tropeiro são alguns dos pratos que guardam em seus sabores a história da colonização e da escravidão vivenciada pelo povo preto no Brasil. A oficina tem como tema central as tradições da culinária mineira ancestral, ou seja, saberes e sabores que perduram em Minas e que carregam em si a resistência do povo preto. Já o Centro Cultural Vila Fátima recebe todas as terças-feiras, das 19h às 22h, a oficina “Gafieira Futurista – Ciclo de Oficinas introdutórias à Gafieira”, uma ação do Festival Coisa Nossa 3ª edição: Gafieira Futurista. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário

O Cine Santa Tereza traz exibições de filmes e sessões comentadas dentro de sua programação. O Projeto Cine Diversidade apresenta no dia 4, às 19h, uma sessão comentada com o filme Orgulho Demarcado (classificação 12 anos) de Carolina Garcia. Através de perspectivas de pessoas indígenas aldeadas e em contexto urbano, o documentário propõe um debate sobre gênero, sexualidade, raça e resistência. Já entre os dias 5 e 9 de junho, o Cinema recebe o Natureba|BH - Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia, que oferece uma programação intensa voltada para questões socioambientais. As sessões no Cine Santa Tereza são gratuitas com retirada de ingressos por meio do site Sympla

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado recebe no dia 29, sábado, das 14h às 17h, o Laboratório de Linguagem “Enxadigma: Oguns Kabecilês”, comemorando os 60 anos do músico Babilak Bah e os 24 anos do projeto Enxadário: Orquestra de Enxadas. A oficina celebra a participação de pessoas negras na construção e história de Belo Horizonte e propõe, a partir da pesquisa da sonoridade da enxada, literatura afro-brasileira e signos mito-poéticos, a investigação poética e a imersão subjetiva, em busca da ancestralidade. A atividade é voltada a maiores de 16 anos e os interessados devem fazer a inscrição enviando uma carta de intenção para o e-mail: babilakbah@gmail.com. 

O Programa RIC

O Programa Rede de Identidades Culturais - RIC é uma política contínua, que tem por objetivo ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento a discriminação racial e de fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas, como premissa para efetivação da diversidade e da democracia cultural em Belo Horizonte. Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações internas e externas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, tais como a Agenda RIC 2024. “110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus. 100+10: O que mudou?” e o Conteúdo “100+10 Personalidades Negras.” 

Serviço

Agenda RIC – JUNHO 2024 e Conteúdo 100+10 Personalidades Negras
Programa Rede de Identidades Culturais – RIC

Todas as atrações têm entrada gratuita ou com ingressos a preços populares.
Programação completa: Portal da PBH