Pular para o conteúdo principal

Mãos enluvadas e de jaleco branco encostam fita de testagem em um dedo da mão do cidadão.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura promove ações para celebrar a luta contra a Aids

criado em - atualizado em

Em comemoração ao dia mundial de luta contra a Aids e para reforçar as formas de prevenção, a Prefeitura de Belo Horizonte promove na sexta, dia 29 de novembro, um evento no Centro de Referência da Juventude (rua Rui Barbosa, 50, Centro). A ação, que será realizada das 14h às 19h, vai oferecer exames para diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis, além de informações sobre o tema.

 

Haverá testagem para HIV, sífilis e hepatites virais, distribuição do autoteste para HIV, exibição do longa metragem “Carta para além dos muros”, exposição de fotos e uma mesa redonda voltada para a prevenção do público jovem. Ao longo do mês de dezembro também serão realizadas várias ações de sensibilização quanto à importância da prevenção em locais de grande circulação de pessoas, como metrô, MOVE e nos restaurantes populares.

 

A programação contempla ainda ações regionalizadas para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e redução de danos, com atenção voltada para populações mais vulneráveis, como profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas, e pessoas em situação de rua. Trata-se de um trabalho conjunto de vários setores da Saúde e entidades parceiras, em prol de um objetivo comum: prevenir e evitar a infecção pelo HIV.

 

O HIV é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, da mãe para o filho durante a gestação, parto e amamentação e pelo compartilhamento de materiais perfurantes e ou cortantes contaminados, como agulhas para uso de drogas injetáveis. A pessoa infectada pelo vírus pode não ter sintomas, e por isso desconhece o diagnóstico. A manifestação da doença pode levar de 8 a 10 anos. O uso do preservativo ainda é a maneira mais segura de evitar a transmissão sexual do HIV.

 

Os exames para diagnóstico do HIV, das hepatites virais e da sífilis estão disponíveis nos 152 centros de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento, no bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e na região central (rua Saturnino de Brito, 17, 3º andar).