Pular para o conteúdo principal

Prefeitura participa do Fórum Continental de Cidades Intermediárias no Equador
Foto: UCLG/ Divulgação

Prefeitura participa do Fórum Continental de Cidades Intermediárias no Equador

criado em - atualizado em

Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente no Fórum Continental de Cidades Intermediárias, realizado na cidade de Cuenca, no Equador. O evento, organizado por uma agremiação de entidades internacionais - dentre elas o município de Cuenca, o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a United Cities and Local Governments (UCLG) -, reuniu governanças no objetivo de estudar propostas, promover ações para mitigação e adaptação  às mudanças climáticas consequentes da ação humana nos centros urbanos.

Representando a PBH, participou do fórum o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Lana Pimenta, que teve oportunidade de compor a mesa de autoridades locais e dividir com os 250 representantes de cidades da América Latina experiências, ferramentas práticas e políticas desenvolvidas pela capital mineira com foco central no enfrentamento às mudanças climáticas.

Composto por eixos como financiamento climático, segurança alimentar e economia circular, o encontro tratou, além dos painéis de discussões, da "Declaração do Fórum Continental das Cidades Intermediárias da CGLU - Ações para combater as mudanças climáticas", um documento com descrição de ações a serem desempenhadas pelos governos locais no combate às mudanças climáticas.

Durante os dias de evento, o secretário adjunto também participou de reuniões multilaterais com representantes de diversas entidades ambientais de países da América Latina, tratando de temas de interesse público, bem como possibilidades de intercâmbio e prospecção de projetos conjuntos voltados para desenvolvimento sustentável nas cidades.

A interlocução positiva que Belo Horizonte promove, segundo Guilherme, se deve ao protagonismo do município e seu longo na construção de políticas climáticas: "A cidade de Belo Horizonte possui um longo histórico no desenvolvimento de sua política de enfrentamento às mudanças climáticas e de segurança alimentar. Essa experiência repercute internacionalmente de maneira muito positiva e os modelos aqui já amplamente testados criam referência para outras cidades. Do mesmo modo, as particularidades de cada centro urbano que busca o aprendizado desenvolvido no nosso município, acabam por importar em desafios comuns, servindo como fonte de aprendizado para aprimoramento da agenda ambiental belorizontina", destaca.