26 July 2022 -

Foto: UCLG/ Divulgação
Prefeitura participa do Fórum Continental de Cidades Intermediárias no Equador
criado em 26/07/2022 - atualizado em 26/07/2022 | 12:46
Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente no Fórum Continental de Cidades Intermediárias, realizado na cidade de Cuenca, no Equador. O evento, organizado por uma agremiação de entidades internacionais - dentre elas o município de Cuenca, o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a United Cities and Local Governments (UCLG) -, reuniu governanças no objetivo de estudar propostas, promover ações para mitigação e adaptação às mudanças climáticas consequentes da ação humana nos centros urbanos.
Representando a PBH, participou do fórum o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Lana Pimenta, que teve oportunidade de compor a mesa de autoridades locais e dividir com os 250 representantes de cidades da América Latina experiências, ferramentas práticas e políticas desenvolvidas pela capital mineira com foco central no enfrentamento às mudanças climáticas.
Composto por eixos como financiamento climático, segurança alimentar e economia circular, o encontro tratou, além dos painéis de discussões, da "Declaração do Fórum Continental das Cidades Intermediárias da CGLU - Ações para combater as mudanças climáticas", um documento com descrição de ações a serem desempenhadas pelos governos locais no combate às mudanças climáticas.
Durante os dias de evento, o secretário adjunto também participou de reuniões multilaterais com representantes de diversas entidades ambientais de países da América Latina, tratando de temas de interesse público, bem como possibilidades de intercâmbio e prospecção de projetos conjuntos voltados para desenvolvimento sustentável nas cidades.
A interlocução positiva que Belo Horizonte promove, segundo Guilherme, se deve ao protagonismo do município e seu longo na construção de políticas climáticas: "A cidade de Belo Horizonte possui um longo histórico no desenvolvimento de sua política de enfrentamento às mudanças climáticas e de segurança alimentar. Essa experiência repercute internacionalmente de maneira muito positiva e os modelos aqui já amplamente testados criam referência para outras cidades. Do mesmo modo, as particularidades de cada centro urbano que busca o aprendizado desenvolvido no nosso município, acabam por importar em desafios comuns, servindo como fonte de aprendizado para aprimoramento da agenda ambiental belorizontina", destaca.
Notícias Relacionadas
Prefeitura destina equinos resgatados na capital à adoção responsável
30/03/2023 | 16:12
Representantes do México visitam BH para conhecer soluções urbanas
29/03/2023 | 15:44
Conservação da flora ganha reforço com acordo assinado pela PBH
23/03/2023 | 15:50
"Dia Mundial da Água" reúne crianças no Parque Nossa Senhora da Piedade
23/03/2023 | 11:43