Pular para o conteúdo principal

Prefeitura moderniza mais de 180 mil pontos de iluminação pública em BH
Foto: Bruno Lavorato

Prefeitura moderniza mais de 180 mil pontos de iluminação pública em BH

criado em 11/03/2022 - atualizado em 14/03/2022 | 17:53

Graças à maior Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública em operação no país, 100% dos pontos de iluminação pública de Belo Horizonte (mais de 180 mil pontos) foram modernizados para a tecnologia LED em apenas três anos. Esta tecnologia consome menos energia elétrica, é três vezes mais durável que as lâmpadas convencionais e ilumina melhor.

A Concessão é referência no Brasil e América Latina, considerando a dimensão do parque de iluminação pública, a velocidade de sua modernização e os padrões de qualidade definidos em contrato.

A menor taxa de falha das luminárias LED também merece destaque. Enquanto as lâmpadas de vapor de sódio apresentavam uma taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED é menor que 1%. O tempo de atendimento dos chamados de manutenção também foi reduzido. Antes da PPP o prazo chegava a 10 dias e atualmente, com a gestão da BHIP, o prazo máximo é de 48 horas. 

A BHIP também realizou o projeto “Iluminação de Destaque”, repaginando a iluminação e valorizando ainda mais 13 pontos notórios da cidade, dentre eles: a Praça da Liberdade, a Viaduto do Santa Tereza, a Praça do Papa e o Complexo Arquitetônico da Pampulha.