Pular para o conteúdo principal

Prefeitura mantém vacinação contra a gripe durante o fim de semana
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura mantém vacinação contra a gripe durante o fim de semana

criado em - atualizado em

Para garantir o acesso dos públicos prioritários à vacina contra a gripe, a Prefeitura de Belo Horizonte irá manter a aplicação de doses neste fim de semana. No sábado (20) o imunizante estará disponível nas mais de 25 unidades da Droga Clara, em horários que variam de acordo com a loja. Já no domingo (21) as aplicações serão realizadas durante a programação do Movimento BH Mais Feliz, nas regionais Centro-Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova, das 9h30 às 13h. Não haverá vacinação nos centros de saúde nesses dias.

O objetivo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe é ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis. Cabe destacar que as doses oferecidas na rede SUS-BH são testadas e seguras. O imunizante é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B.

No momento, podem receber a vacina as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais e pessoas em situação de rua.

Também podem se imunizar os profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Outros detalhes podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Documentos necessários

No momento da vacinação é indispensável que as pessoas que fazem parte do público apresentem o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina.

É necessário, também, que alguns dos grupos listados acima apresentem um comprovante da função exercida, no caso dos profissionais, ou laudo médico que comprove a condição de saúde.