Pular para o conteúdo principal

Prefeitura mantém disponibilização de preservativos para prevenção às IST
Luiza Amaral/ PBH

Prefeitura mantém disponibilização de preservativos para prevenção às IST

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém, durante todo o ano, a disponibilização de preservativos em locais que facilitem o acesso da população, como em unidades de saúde. Outra importante ação é o repasse desses insumos a empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs) e produção de eventos culturais, mediante solicitação. Para promover a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações que reforçam a importância da prevenção e dessa distribuição.

É importante reforçar que o uso de preservativo externo (peniano) ou interno (vaginal), em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para a proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Além disso, com uso dos insumos também é possível evitar a gravidez não planejada.

Para que empresas, ONGs e outras entidades possam solicitar os preservativos e géis lubrificantes ofertados pela rede SUS-BH, basta que os interessados entrem em contato pelo e-mail: dst@pbh.gov.br, enviando as seguintes informações:

Nome empresa/ instituição/ ONG:
Nome do responsável pela solicitação:
Telefone de contato do responsável:
Data da campanha/ ação:
Endereço da campanha/ ação:
Fornecimento diário via dispenser:
Público-alvo:
Quantidade de preservativos externos:
Quantidade de preservativos internos:
Quantidade de géis lubrificantes:
Periodicidade que pretendem fazer o trabalho:

Após avaliação do pedido pela área, os insumos são liberados ao solicitante.

Assistência contínua

O município também disponibiliza serviços aos usuários com suspeita de IST. Essas pessoas devem buscar atendimento, inicialmente, nos centros de saúde da cidade. Há também testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis.

Já o tratamento é ofertado nos serviços de Atenção Secundária, como na Unidade de Referência Secundária (URS), no Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR) Orestes Diniz, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Sagrada Família,  no Serviço de Atenção Especializada (SAE) Unifenas e no Hospital Eduardo de Menezes.  

Outras informações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.