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Médica realiza consulta online de pacientes com sintomas respiratórios
Foto: SMSA/Divulgação

Prefeitura já realizou 861 teleconsultas a pacientes com sintomas respiratórios

criado em - atualizado em

Desde o dia 6 de janeiro, a Prefeitura de Belo Horizonte retomou o serviço de consulta on-line para casos de síndrome gripal. Até o momento, 861 pessoas foram atendidas. De 6 de janeiro a 14 de janeiro, houve 585 atendimentos. Já entre 15 de janeiro e 19 de janeiro, foram realizadas 276 teleconsultas. A estratégia é para ampliar o acesso e garantir assistência à população neste momento de aumento de casos respiratórios. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

 

O acesso deve ser feito pelo portal da Prefeitura e também pelo PBH APP. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os moradores de Belo Horizonte, cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão queira realizar a inscrição, é necessário procurar a unidade de referência. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço pode ser procurado por pessoas a partir de 18 anos que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre.

 

Como agendar uma consulta?

 

Para fazer a marcação, o cidadão acessa o portal da Prefeitura ou o PBH APP e se cadastra para uma ‘Consulta On-line Síndrome Gripal’. Após a confirmação do cadastro no SUS-BH, o paciente faz a escolha da data e horário, dentro da disponibilidade. No momento da consulta, no dia e hora agendados, é necessário que o usuário acesse o sistema com dados cadastrais, que são CPF e data de nascimento, para iniciar a consulta por vídeo.

 

Após o atendimento e de acordo com o diagnóstico levantado, o paciente poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento, que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o usuário poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

 

Os pacientes com síndrome gripal com critérios de risco seguirão, ainda, em telemonitoramento, por telefone. A equipe da unidade de atendimento irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas.