Pular para o conteúdo principal

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti com aplicação de inseticida UBV
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti com aplicação de inseticida UBV

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte segue com a intensificação das ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (16), a partir das 8h, Agentes de Combate a Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde aplicarão inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) – para bloqueio da transmissão da dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika – na área de abrangência do Centro de Saúde Rio Branco, na regional Venda Nova. O ponto de encontro dos agentes será na Rua Luiz Fernando, 119, bairro Rio Branco. Em 2024, até o momento, a Prefeitura já aplicou UBV em mais de 13 mil imóveis da capital.

 

A aplicação do inseticida é indicada para combater o mosquito já na fase adulta, ou seja, no período em que a fêmea do Aedes aegypti transmite a doença. As atividades são planejadas e definidas conforme avaliação técnica de cada território, considerando os aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos humanos), entomológicos (densidade vetorial do Aedes aegypti) e operacionais de cada área analisada.

 

A estratégia consiste na aplicação do inseticida com equipamentos costais motorizados, utilizados pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE). O uso desse tipo de equipamento possibilita que o jato do produto seja em local direcionado e específico.

 

Nos dias que antecedem a ação, os ACE percorrem a área onde haverá aplicação do UBV para informar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados, como tampar alimentos e manter portas e janelas dos imóveis abertas.