Pular para o conteúdo principal

Panfleto sobre coleta seletiva
Foto: Arte PBH

Prefeitura instala quatro contêineres para entrega de recicláveis no Estoril

criado em - atualizado em

O bairro Estoril passa a contar a partir desta quarta-feira, dia 9, com uma nova opção para entrega de recicláveis, com a instalação de quatro contêineres no Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (CEMAR), na rua Nilo Antônio Gazire, 147. A iniciativa faz parte das atividades da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Uma campanha informativa será feita no mesmo dia, no entorno do Cemar, por estagiários do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, com o apoio do Coletivo Cemar, grupo formado por moradores que participam das atividades do espaço.

“Parte do Estoril é atendida com a coleta porta-a-porta de recicláveis, às segundas-feiras. A instalação de um local de entrega de recicláveis no Cemar é uma alternativa e também um incentivo a mais à adesão dos moradores à coleta seletiva”, afirma Ana Paula Costa Assunção, chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU.

O Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (Cemar), uma parceria da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e das secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), ocupa a área onde funcionou uma estação de reciclagem de entulho da SLU. Com a desativação da estação em 2013, o local estava degradado, com erosões, e incomodava muito os moradores da região.

A recuperação do terreno foi iniciada em 2018 pela Prefeitura, com o objetivo de transformar o local em um novo espaço de convivência para a comunidade. Desde então, a Prefeitura está implantando no local um moderno centro de promoção à agroecologia, agricultura urbana e educação ambiental para limpeza urbana.

A pista de caminhada também já está pronta e vem sendo utilizada pela comunidade, de segunda a sábado. O local também já recebeu o plantio de diversas mudas de plantas e árvores frutíferas. Uma estufa, viveiro de mudas e plantas medicinais, horta comunitária e sistemas de agroflorestas estão sendo implantados no Cemar. O Centro abrigará também um projeto educativo, focado nas boas práticas relacionadas à alimentação e aos resíduos orgânicos.

Ainda dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a SLU promove também nesta quarta-feira, dia 9, o Iº Webinário - Diálogos no Cemar. O evento on-line tem por objetivo ampliar a divulgação e informação sobre o Centro Municipal em Agroecologia e Educação Ambiental para Limpeza Urbana (CEMAR), além de promover uma reflexão sobre as questões ambientais, como o consumo, a geração de resíduos orgânicos, a compostagem e a agroecologia. Interessados em se inscrever no webinar devem enviar um e-mail para geelu@pbh.gov.br.