Pular para o conteúdo principal

Fachada da Umei Pompeia
Foto: Adão de Souza/PBH

Prefeitura inaugura duas novas Umeis

criado em - atualizado em

Duas novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) que começaram a funcionar neste ano: a Umei Sagrada Família, no bairro de mesmo nome, e a Umei Pedro Lessa, da Pedreira Prado Lopes são entregues à comunidade. Juntas, as duas unidades oferecem 276 novas vagas para a Educação Infantil e representam o esforço da Prefeitura em aproveitar ao máximo a capacidade instalada da Rede Municipal e das creches parceiras para ampliar o número de vagas. Só neste primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu criar cerca de 6,4 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos.


A primeira Umei a ser visitada é a Umei Sagrada Família. A Umei entrou em funcionamento no dia 17 de fevereiro e atende 180 crianças de 2 a 5 anos, em horário parcial. A unidade está vinculada à Escola Municipal Professor Domiciano Vieira, situada a cerca de um quilômetro da Umei. 


A Pedro Lessa funciona no prédio da antiga Escola Municipal Maria da Glória Lommez, que ficou fechado durante dois anos devido ao deslocamento de uma pedra, que afetou parte do terreno da instituição. A reabertura do prédio foi uma demanda apresentada pela comunidade ao prefeito Alexandre Kalil e as obras no local foram autorizadas no fim de janeiro. A Umei entrou em funcionamento em março, com o nome de Umei Pedro Lessa, e atende 96 crianças de 0 a 2 anos, em horário integral.



Mais de seis mil vagas em 2017
 

A abertura de novas vagas na Educação Infantil faz parte de um estudo dinâmico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), sobre a ocupação de vagas em escolas infantis e Umeis. O objetivo da Prefeitura é aproveitar os espaços da Rede Municipal. Dessa forma, todas as salas ociosas foram equipadas para receber os alunos. Além disso, as turmas com número pequeno de estudantes foram remanejadas, dentro dos limites legais, para permitir a liberação de salas e, consequentemente, propiciar a abertura de novas turmas. Com isso, foi possível criar, nos prédios da Rede Municipal, cerca de 5.000 vagas neste primeiro semestre.


A Prefeitura avaliou também a possibilidade de criação de novas vagas em creches parceiras. Em toda a Rede Conveniada, foi verificado o potencial de ampliação de turmas. Além disso, outras quatro instituições foram credenciadas neste primeiro semestre, totalizando 196 creches conveniadas ao município. Com isso, nas instituições parceiras, foram criadas cerca de 1.400 vagas.


É importante ressaltar que, a cada nova vaga criada nas Umeis, para crianças de 0 a 3 anos, o convocado para ocupá-la é aquele que está no primeiro lugar na lista de espera.



Novas Umeis entrarão em funcionamento


O trabalho de ampliação de vagas na Educação Infantil é constante e o objetivo da Prefeitura é alcançar o total de oito mil vagas criadas até o fim do ano. Para isso, outras estratégias de ampliação estão nos planos. Em junho, foram concluídas as obras da Umei Ribeiro de Abreu, no bairro homônimo. Esta unidade inicia as atividades na segunda-feira, dia 19 de junho, com uma turma. 
 

No segundo semestre, será inaugurado um novo espaço: o anexo da Umei Goiânia, no bairro Goiânia, que passa por reformas. Outro avanço no aproveitamento dos espaços existentes é a retomada do processo de obras da Umei Jardim Montanhês, que estavam paradas desde 2014.