Pular para o conteúdo principal

Foto: Divulgação PBH

Prefeitura implanta hortas comunitárias nas unidades de saúde de Venda Nova

criado em - atualizado em

As unidades de saúde da região de Venda Nova estão implantando hortas comunitárias para promover a melhoria da saúde de trabalhadores e usuários. Trata-se do projeto “Horta na Unidade de Saúde: saúde, consciência, ambiência e sustentabilidade”, idealizado pelo sociólogo Vando Euripes da Silva, assessor da Diretoria Regional de Saúde (DRES) Venda Nova.

 

O projeto inovador foi selecionado como experiência bem sucedida da Regional Venda Nova, no eixo Gastronomia, agroecologia e agricultura urbana e familiar, e participou do 1º Seminário Internacional e 3º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado na Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, entre os dias dia 31 de outubro e 1º de novembro.

 

 

Passo a passo

Iniciado no primeiro semestre de 2018, o projeto já foi encampado por 5 unidades de Saúde e há desejo de que seja implantado em mais 16 equipamentos. A ideia surgiu a partir de uma palestra realizada por Tatiane Caetano, da Gerência de Promoção à Saúde da SMSA, para a equipe da DRES Venda Nova.

 

Foi feita uma pesquisa junto às unidades de saúde para verificar o interesse de implantar o projeto, e a partir do resultado, foram acertadas parcerias para a implantação do projeto Hortas. Dessa forma, a Gerência Regional de Manutenção Regional (GERMA-VN) constrói os canteiros e cede a terra adubada.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) por meio da parceria da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), promove palestra para os usuários e trabalhadores na unidade interessada. E estes mantêm as hortas, plantando, irrigando e colhendo hortaliças, verduras e legumes.

 

 

Troca de saberes

Através do projeto, os usuários aprendem a importância da prática para melhorar a saúde física e emocional, com base em uma alimentação mais rica em nutrientes e os benefícios que a atividade traz, principalmente, para os idosos. Vando Euripes explica que o objetivo específico da Horta Comunitária é melhorar a relação entre trabalhadores e usuários de uma forma reflexiva, por meio da troca de saberes e o resgate dos valores sócio culturais.

 

Um exemplo disso aconteceu durante a inauguração da horta no Centro de saúde Piratininga (Rua Norma, 22, bairro Piratininga), em 27 de setembro. Durante a implantação da horta, a usuária Maria dos Anjos Batista, de 68 anos, ensinou e ajudou as crianças presentes a plantar, promovendo um encontro de gerações.

 

“A questão da horta é reviver meu passado. E ensinar essa meninada é muito bom porque estou ensinando eles a colher bons frutos depois”, disse. Elenice Lamounier, técnica da EMATER responsável pela palestra, explicou técnicas de plantio, irrigação, capina e combate às pragas. “É necessário mostrar para as pessoas que é preciso ter cuidado e responsabilidade com a horta”, ressaltou Elenice.

 

Vando Euripes destaca outro viés importante no projeto: provocar no usuário a responsabilidade com o quintal para prevenir doenças como a dengue. “A horta também tem o intuito de fazer o controle de vetores, usando os pneus e garrafas pet encontradas nos quintais para o plantio”, disse.

 

O projeto Horta está implantado nos Centros de Saúde Lagoa, Minas Caixa e Piratininga, UPA Venda Nova e Centro de Esterilização de Venda Nova (CEST), e envolve, em média, 140 pessoas, entre trabalhadores e usuários.

 

 

05/11/2019. Projeto Horta Comunitária nas unidades de saúde de Venda Nova. Fotos: Thayna Almeida/PBH