Pular para o conteúdo principal

Prefeitura finaliza plantio de 1.150 árvores no Solar do Barreiro
Foto: Vinícius Santiago/PBH

Prefeitura finaliza plantio de 1.150 árvores no Solar do Barreiro

criado em - atualizado em

Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte finalizou o processo de plantio de 1.150 mudas em área de 15.000m² adjacente à Praça Ellen Gould White, no Solar do Barreiro. Com participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o plantio das novas árvores é fruto de compensação ambiental decorrente de intervenção em vegetação para fins de edificações, na qual os empreendimentos ficam responsáveis pela aquisição e implantação das mudas, bem como sua manutenção pelos próximos quatro meses após o plantio.

 

A determinação também integra as atividades de indução à recuperação de áreas degradadas em Belo Horizonte, que consiste em identificar, catalogar, caracterizar e propor e executar planos de revegetação. O foco da iniciativa são as áreas públicas municipais, utilizando, para sua execução, desde recursos humanos existentes na própria Prefeitura, até recursos financeiros advindos de medidas compensatórias, compensações ambientais e condicionantes do licenciamento ambiental.

 

Antes de as árvores serem plantadas, houve preparação do terreno, com perfuração das covas, roçada para facilitar o acesso aos pontos de plantio, transporte de mudas e adubamento orgânico. A atividade é de suma importância, uma vez que atua no resgate de serviços ambientais por meio da criação de áreas de conexão, como os corredores ecológicos, e gera benefícios como a oxigenação da área, controle climático, restauração e preservação de recursos hídricos. Além disso, está sendo implantada, em área de 3.000m², uma unidade produtiva comunitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

 

Dentre as espécies agora presentes no espaço, está uma grande diversidade de árvores nativas de Mata Atlântica, de exemplares de Cerrado, além das frutíferas como laranjeiras, bananeiras, jaqueiras e jabuticabeiras. De acordo com o técnico agrícola responsável pelos plantios, Artêmio Cirqueira, a escolha destas espécies foi estratégica, pensando numa biodiversidade mais rica e fortalecimento do solo: “Todos os plantios feitos aqui foram orgânicos – desde o adubamento até o combate a parasitas, para favorecer a plantação, o solo e a manutenção dos recursos hídricos da região. Nós priorizamos uma variedade de espécies de forma que, além de enriquecer a flora local, sejam possíveis as colheitas dos frutos no futuro”, aponta.

 

A ação atende a uma demanda antiga da comunidade, que sofria com constantes atividades irregulares na área, como invasões e poluição. Agora, com mais segurança e a implantação de serviços sustentáveis de envolvimento entre a comunidade, o terreno ganhou uma cara nova, como conta a líder comunitária da horta, Elaine Cristina de Sales: “Por muito tempo esse espaço nos trazia situações muito delicadas: o lote já foi invadido duas vezes, o que nos deixava bastante inseguros. Depois de tudo o que foi feito aqui, nós visualizamos esta entrega como um benefício não apenas para quem está trabalhando na horta, mas para toda a comunidade. Além de termos o nosso espaço mais seguro e revitalizado, conseguiremos trazer a agricultura familiar, onde vamos poder plantar e colher o nosso alimento, e também obter novas possibilidades de renda”, afirma.

 

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, também destacou a importância da iniciativa na cidadania e na recuperação da vegetação em espaços urbanos: “É motivo de muito orgulho para a nossa secretaria uma atividade como esta, onde estão aliados o replantio, a formatação de uma nova floresta, a geração de renda e a educação ambiental, tudo isso construído pelas mãos da própria comunidade. As pessoas que aqui estão trazem dentro de si um sentimento de renovação do planeta, fazendo brotar novos focos verdes numa região que realmente precisa disso”, concluiu.