Pular para o conteúdo principal

Imagem mostra a faxada do prédio no novo centro de saúde
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega nova sede do Centro de Saúde São Bernardo

criado em - atualizado em

Construída com tecnologias sustentáveis, a nova sede do Centro de Saúde São Bernardo começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 25.  Localizada na região Norte da cidade, na rua Armando Ribeiro dos Santos, 265, bairro São Bernardo, a unidade possui dois pavimentos, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, o que vai proporcionar mais conforto para a população atendida e trabalhadores. 

A estrutura ampliada, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, conta com equipamentos modernos e ambientes humanizados. São 18 consultórios, sendo um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a estrutura foi projetada para garantir atendimento integral aos cerca de 14 mil usuários dos bairros São Bernardo, São Tomaz e Heliópolis.  

A unidade possui quatro equipes de saúde da família com médico generalista, enfermeiro, técnico e agentes comunitários de saúde; equipe de apoio composta por ginecologista, pediatra, clínico, homeopata e equipe de enfermagem. Há ainda duas equipes de saúde bucal, equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. Oferece também atividades coletivas como Lian Gong - prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo -, grupos para controle do tabagismo e de convivência para idosos.

A nova sede faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria-Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.