Pular para o conteúdo principal

Fachada da nova sede de Centro de Saúde na Pampulha
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura entrega nova sede de Centro de Saúde na Pampulha

criado em - atualizado em

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, começa a funcionar a nova sede do Centro de Saúde Jardim Alvorada, localizada na região da Pampulha, na rua Engenho do Sol, 580, bairro Engenho Nogueira. A unidade irá garantir o atendimento integral a cerca de 15 mil moradores.

Com uma estrutura totalmente ampliada e acessível às pessoas com mobilidade reduzida, a nova sede possui dois andares de área construída em aproximadamente 1 mil m², além de ambientes acolhedores, confortáveis e muito mais humanizados, trazendo benefícios para a comunidade e também para os trabalhadores da unidade.

São 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização.

Para garantir assistência à população, a unidade conta com cinco equipes de Saúde da Família com quatro médicos, cinco enfermeiros, dois enfermeiros de apoio, 14 técnicos de enfermagem, 18 agentes comunitários de saúde, seis agentes de combate a endemias e três equipes de saúde bucal. Há ainda a equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, farmacêutico e equipe de Saúde Mental Básica com psicólogo e psiquiatra. Oferece ainda atividades coletivas de Lian Gong e Academia da Cidade.

A nova sede do Centro de Saúde Jardim Alvorada faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.